1. (Efomm 2019) Assinale a opção em que a oração sublinhada NÃO se classifica como subordinada
adverbial.
a)
(...) os outros meninos riram de mim porque
cortei uma iba de assa-peixe.
b)
Com dois paus de pita, faremos uma balsa, e, como
o carnaval é no mês que vem, vamos apanhar tabatinga para fazer formas de
máscaras.
c)
Ou vamos ficar bestando nessa areia onde o sol
dourado atravessa a água rasa?
d)
Talvez você fosse como aquela menina rica,
de fora, que achou horrível nosso pobre doce de abóbora e coco.
e)
Ou nada mar afora até não poder mais e
depois virar e ficar olhando as nuvens brancas.
2. (Epcar (Afa) 2018) Assinale a alternativa em que a análise dos termos
presentes no excerto abaixo está de acordo com o que prescreve a Gramática
Normativa da Língua Portuguesa.
“A
distopia de Orwell, mesmo situada no futuro, tinha um endereço certo em seu
tempo: o stalinismo.” (ref. 1)
a)
O período é
composto por três orações, sendo duas subordinadas e uma coordenada.
b)
“... mesmo
situada no futuro...” é classificada como oração subordinada adverbial temporal
reduzida de particípio.
c)
“... o
stalinismo” é um aposto que se refere ao termo imediato que o antecede – “seu
tempo”.
d)
As vírgulas
servem para isolar a oração subordinada adverbial que está inserida em sua
oração principal.
O
presídio é um prédio, em meio a uma floresta, decorado com grafites e quadros
nos corredores, e no qual as celas não possuem grades, mas sim uma boa cama,
banheiro com vaso sanitário, chuveiro, toalhas brancas e porta, televisão de
tela plana, mesa, cadeira e armário, quadro para afixar papéis e fotos, além de
geladeiras. Encontra-se lá uma ampla biblioteca, ginásio de esportes, campo de
futebol, chalés para os presos receberem os familiares, estúdio de gravação de
música e oficinas de trabalho. Nessas oficinas são oferecidos cursos de
formação profissional, cursos educacionais, e o trabalhador recebe uma pequena
remuneração. Para controlar o ócio, oferecer muitas atividades, de educação, de
trabalho e de lazer, é a estratégia.
3. (Espcex (Aman) 2018) No período, "Para controlar o ócio,
oferecer
muitas atividades, de educação, de trabalho e de lazer, é a
estratégia", as duas orações destacadas são subordinadas reduzidas de
infinitivo e classificam-se, respectivamente, como
a)
substantiva
apositiva e substantiva subjetiva.
b)
adverbial
final e substantiva subjetiva.
c)
adverbial
final e substantiva completiva nominal.
d)
substantiva objetiva
indireta e adverbial consecutiva.
e)
adverbial
consecutiva e substantiva apositiva.
4. (Uefs 2018) Em
“Onde havia de buscar dinheiro que o transportasse, a ele, a mulher e
aos filhos?” (3º parágrafo), o termo sublinhado refere-se ao
substantivo “dinheiro” e exerce a função sintática de
a)
sujeito.
b)
objeto direto.
c)
objeto indireto.
d)
adjunto adnominal.
e)
adjunto adverbial.
5. (Espcex (Aman) 2017) “Pela primeira vez na história, pesquisadores
conseguiram projetar do zero o genoma de um ser vivo (uma bactéria, para
ser mais exato) e ‘instalá-lo’ com sucesso numa célula, como quem
instala um aplicativo no celular.
É
um feito e tanto, sem dúvida. Paradoxalmente, porém, o próprio sucesso
do americano Craig Venter e de seus colegas deixa claro o quanto ainda falta para
que a humanidade domine os segredos da vida. Cerca de um terço do DNA da
nova bactéria (apelidada de syn3.0) foi colocado lá por puro processo de
tentativa e erro – os cientistas não fazem a menor ideia do porquê ele é
essencial.”
Folha de S. Paulo, 26/03/2016.
O
texto informativo acima, que apresenta ao público a criação de uma bactéria
apenas com genes essenciais à vida, contém vários conectivos, propositadamente
destacados. Pode-se afirmar que
a)
para inicia uma oração
adverbial condicional, pois restringe o genoma à condição de bactéria.
b)
e introduz uma oração
coordenada sindética aditiva, pois adiciona o projeto à instalação do genoma.
c)
como introduz uma oração
adverbial conformativa, pois exprime acordo ou conformidade de um fato com
outro.
d)
porém indica concessão, pois
expressa um fato que se admite em oposição ao da oração principal.
e)
para que exprime uma explicação:
falta muito para a humanidade dominar os segredos da vida.
Cineclube em SP realiza
feira de trocas mensalmente
No
último domingo
(7), a associação Cineclube Socioambiental Crisantempo, localizada na Vila Madalena,
bairro da zona oeste de São Paulo, realizou uma feira em que os moradores
puderam trocar objetos entre si. A iniciativa busca incentivar o consumo consciente
e levar para o espaço o conceito de economia solidária.
O evento funciona da
seguinte maneira: cada um coloca seus bens num local e utiliza uma etiqueta com
seu nome. Após a organização dos espaços pessoais, os participantes circulam
para conhecer os espaços dos outros e 1num determinado momento (ao
tocar do sino) começam as trocas.
Fonte: http://cicIovivo.com.br/noticia/
6. (G1 - cp2 2017) Releia o trecho a seguir, destacado do texto:
“(...)
num determinado momento (ao
tocar o sino) começam as trocas.” (referência 1)
Em
relação ao elemento sublinhado nesse trecho, é possível afirmar que a
preposição “a” introduz uma oração adverbial reduzida com valor de
a)
tempo.
b)
causa.
c)
finalidade.
d)
consequência.
7. (Esc. Naval 2017) Leia o trecho:
“Ele
disse que certa vez chegou em casa no fim do dia, já havia anoitecido,
quando um garoto humilde de 16 anos o esperava sentado no muro. O garoto estava
com um dos braços para trás, o que perturbou o escritor, que
imaginou que pudesse ser assaltado.” (1º parágrafo)
Marque
a opção em que as funções da palavra que estão corretamente indicadas,
na ordem em que aparecem no trecho.
a)
Pronome
relativo; pronome relativo; conjunção integrante; conjunção adverbial.
b)
Conjunção
integrante; pronome relativo; pronome relativo; conjunção integrante.
c)
Conjunção
integrante; conjunção adverbial; conjunção integrante; pronome relativo.
d)
Conjunção
adverbial; conjunção integrante; pronome relativo; pronome relativo.
e)
Pronome
relativo; conjunção adverbial; pronome relativo; conjunção integrante.
8. (G1 - ifce 2016) “Conquanto a busca por soluções para o problema
dos vícios tenha crescido, há ainda um longo caminho até que se consiga
resolvê-lo de fato, pois temos a mania de querer remediar em vez de prevenir e
evitar”. É correto afirmar-se que a oração sublinhada se classifica como
subordinada adverbial
a)
temporal.
b)
causal.
c)
consecutiva.
d)
comparativa.
e)
concessiva.
9. (G1 - epcar (Cpcar) 2016) Observando os trechos a seguir, assinale aquele que
apresenta uma correta análise sintática da oração adverbial sublinhada.
a)
“Mas, segundo
os especialistas que estudam o humor a sério, trata-se do maior segredo
para viver bem. (Adverbial Conformativa)
b)
“Mas, mesmo
sendo o resultado de uma combinação de ingredientes, pode ser ajudado com
uma visão otimista do mundo...” (Adverbial
Consecutiva)
c)
“Para se
tornar um membro dos Doutores da Alegria, o ator passa num curioso teste de
autoconhecimento:...” (Adverbial Causal)
d)
“Mas, mesmo
que não houvesse tantos benefícios no bom humor, os efeitos do mau humor
sobre o corpo...” (Adverbial Condicional)
10. (Unesp 2016) Em “Tales também previu um eclipse solar que ocorreu
no dia 28 de maio de 585 a.C.” (3º parágrafo), o termo destacado exerce função
de
a)
adjunto
adnominal.
b)
adjunto
adverbial.
c)
sujeito.
d)
objeto
indireto.
e)
objeto direto.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder à(s) questão(ões)
a seguir.
O sequestro das palavras
Gregório Duvivier
Vamos supor 1que toda
palavra tenha uma vocação primeira. A palavra mudança, por exemplo, nasceu
filha da transformação e da troca, e desde pequena servia para descrever o
processo de mutação de uma coisa em outra coisa que não deixou de ser, na
essência, a mesma coisa – quando a coisa é trocada por outra coisa, não é mudança,
é substituição. A palavra justiça, por exemplo, brotou do casamento dos
direitos com a igualdade (sim, foi um ménage): servia para tornar igual
aquilo que tinha o direito de ser igual 2mas não estava sendo
tratado como tal.
3No entanto as
palavras cresceram. A publicidade vive disso: dobrar as melhores palavras sem
pagar direito de imagem. Assim, você 11verá as palavras ecologia e
esporte juntarem-4se numa só para criar o EcoSport– existe algo
menos ecológico ou esportivo que um carro? Pobres palavras. Não tem advogados.
Não precisam assinar termos de autorização de imagem. Estão aí, na praça,
gratuitas.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/
11. (G1 - ifsul 2016) Em relação ao emprego das conjunções, é correto
afirmar que
a)
a conjunção
“que” (ref. 1) caracteriza-se como integrante, pois liga o complemento do verbo
à oração principal.
b)
o termo “mas”
(ref. 5) poderia ser substituído por embora, sem que sejam necessárias
alterações na frase para manter a correção gramatical.
c)
a expressão
“no entanto” (ref. 6) estabelece uma ideia de conclusão ao que foi discutido no
primeiro parágrafo.
d)
o vocábulo
“se” (ref. 12) introduz uma oração subordinada adverbial que exprime uma ideia
de condição.
13. (G1 - ifce 2014) A conjunção “que” destacada em “(...)
Ele é tão culto que fala em tom de discurso (...) – ref. 18 – inicia
uma oração subordinada adverbial que expressa um sentido de
a)
causa.
b)
consequência.
c)
condição.
d)
concessão.
e)
conformidade.
“Carta a uma jovem que, estando em uma roda em que dava aos presentes o tratamento de ‘você’, se dirigiu ao autor chamando-o ‘o senhor’”.
“Carta a uma jovem que, estando em uma roda em que dava aos presentes o tratamento de ‘você’, se dirigiu ao autor chamando-o ‘o senhor’”.
14. (Espcex (Aman) 2013) A oração “... estando em uma roda...” do trecho lido é
a)
adverbial
temporal.
b)
adverbial
proporcional.
c)
substantiva
subjetiva.
d)
adjetiva
restritiva.
e)
coordenada
explicativa.
Memória é onde se guardam as coisas do
passado.
Há dois tipos de memória: memórias sem
vida própria e memórias com vida própria.
As memórias sem vida própria são
inertes. Não têm vontade. Sua existência é semelhante à das ferramentas
guardadas numa caixa. Não se mexem. Ficam imóveis nos seus lugares, à espera. À
espera de quê? À espera de que as chamemos. 1Ao chegar a um hotel, a
recepcionista nos entrega uma ficha para ser preenchida. Lá estão os espaços em
branco onde deverei escrever meu nome, endereço, número da carteira de
identidade, do CPF, número do telefone, e-mail.
http://tiatiz.wordpress.com/
15. (G1 - cp2 2013) Observe: “Ao chegar a um hotel,
a recepcionista nos entrega uma ficha para ser preenchida.” (ref. 1)
Qual é o valor semântico da oração adverbial em destaque?
________________________________________________________________________________________________________________________
Sustentabilidade é um conceito
que só ganha força quando boas ideias se transformam em grandes ações. É por
acreditar nisso que nós, da CPFL, estamos desenvolvendo alternativas energéticas
eficientes e renováveis e tomando as medidas necessárias para gerar cada vez
menos impactos ambientais.
Revista Veja. 30 dez. 2009
16. (G1 - ifal 2012) No período “... que só ganha força quando boas ideias se
transformam em grandes ações...” (1º parágrafo), temos:
a)
uma relação de
coordenação, com duas orações coordenadas assindética e sindética,
respectivamente.
b)
uma relação de
subordinação, com orações subordinadas substantivas.
c)
duas orações
subordinadas adverbiais.
d)
uma oração
subordinada adjetiva e outra subordinada adverbial.
e)
uma oração
subordinada adjetiva e outra subordinada substantiva.
Em 20 de novembro de 1959, foi proclamada a Declaração
Universal dos Direitos da Criança, com a intenção de garantir à criança uma
infância feliz.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069, art.
4º, esclarece que os direitos infantis precisam ser recordados todos os dias
como o direito à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer,
profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência
familiar e comunitária.
Disponível
em www.oecumene.radiovaticana
17. (G1 - ifal 2011) A respeito do conectivo que, em: “... esclareceu que os direitos infantis precisam ser
recordados...”, podemos dizer que o termo em evidência é classificado como :
a)
pronome
relativo e introduz uma oração subordinada adjetiva.
b)
pronome
relativo e introduz oração subordinada substantiva.
c)
conjunção
integrante e encabeça oração subordinada adverbial.
d)
conjunção
integrante e encabeça oração subordinada substantiva.
e)
conjunção
explicativa e introduz oração coordenada.
18. (Espcex (Aman) 2011) Considere as palavras
destacadas no período a seguir:
“Começou a fatigar-se com a
importância que o reumatismo
assumira na vida do marido. E não se amolou muito quando ele anunciou que ia internar-se no hospital Gaffré e
Guinle...”
Elas introduzem,
respectivamente, orações
a)
subordinada
adjetiva restritiva e subordinada substantiva objetiva direta.
b)
subordinada
adjetiva explicativa e subordinada substantiva subjetiva.
c)
subordinada
adverbial causal e subordinada adjetiva explicativa.
d)
subordinada
substantiva subjetiva e subordinada adverbial consecutiva.
e)
subordinada
adjetiva restritiva e subordinada substantiva completiva nominal.
COMO SE COMPORTAR NO CINEMA (A ARTE DE NAMORAR)
Ora, o namoro é
sabidamente uma atividade que se executa melhor a coberto da curiosidade
alheia. Se todos os frequentadores dos cinemas fossem casais de namorados, o
problema não existiria, nem esta crônica, pois a discrição de todos com relação
a todos estaria na proporção direta da entrega de cada um ao seu namoro
específico. [...] De modo que, uma das coisas que os namorados não deveriam
fazer é se enlaçar por sobre o ombro e juntar as cabeças. Isso atrapalha demais
o campo visual dos que estão à retaguarda. [...]
19. (Ufrj 2008) O texto
de Vinicius de Moraes, sobre a "arte de namorar" no cinema, levanta
uma hipótese que anularia a existência da crônica. Transcreva exclusivamente a
oração subordinada adverbial que traduz a referida hipótese.
__________________________________________________________________________________________________________________
20. (Ita 2010) Tem gente que junta os trapos, outros juntam os pedaços.
O QUE, empregado como conectivo, introduz uma oração:
a)
substantiva.
b)
adverbial causal.
c)
adverbial consecutiva.
d)
adjetiva explicativa.
e)
adjetiva restritiva.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[C]
[C]
As expressões sublinhadas em [A], [B] [D] e [E] constituem orações
subordinadas adverbiais; causal, causal, comparativa e temporal,
respectivamente. Apenas em [C], a oração “onde o sol
dourado atravessa a água rasa” é subordinada adjetiva restritiva.
Resposta da questão 2:
[D]
[D]
Não é de uso obrigatório, mas recomenda-se utilizar vírgulas para
separar a oração subordinada adverbial da oração principal, razão pela qual as
vírgulas foram utilizadas no período.
Resposta da questão 3:
[B]
[B]
No período “Para controlar o ócio, oferecer muitas atividades, de educação, de
trabalho e de lazer, é a estratégia.”, “oferecer muitas atividades”
tem função de sujeito da oração “é a estratégia”; e “Para controlar o ócio”
funciona como adjunto adverbial da oração principal, indicando a finalidade das
atividades promovidas para os presidiários.
Resposta da
questão 4:
[A]
[A]
O pronome relativo “que” exerce a função sintática de sujeito, em
referência a “dinheiro”, presente na oração anterior. “Transportar” é um verbo
transitivo direto, cujo objeto direto é o pronome oblíquo “o”; assim, o pronome
“que” exerce a função de sujeito agente do verbo “transportar”.
Resposta da questão 5:
[B]
[B]
As opções [A], [C], [D] e
[E] são incorretas, pois
[A] para inicia uma
oração adverbial final;
[C] como introduz
uma oração adverbial comparativa;
[D] porém indica
adversidade e não concessão;
[E] para que exprime
finalidade.
A conjunção
“e” apresenta noção de adição, o que valida a opção [B].
Resposta da questão 6:
[A]
[A]
A preposição
“a” introduz uma oração adverbial reduzida, que especifica a circunstância do
“determinado momento” mencionado em que começam as trocas. Assim, apresenta uma
ideia de tempo: o tempo em que começam as trocas é o momento do tocar do sino.
Resposta da questão 7:
[B]
[B]
No primeiro e último casos, a palavra “que” é uma conjunção integrante,
pois introduz uma subordinada.
No segundo e terceiro casos, “que” assume a função de pronome relativo,
retomando “o garoto estava com um dos braços para trás” e “escritor”
respectivamente.
Resposta da questão 8:
[E]
[E]
A oração
sublinhada é iniciada com a conjunção “conquanto”, que possui mesmo valor
semântico que “embora” ou “apesar de”. Assim, pode-se substituir para: “Embora
a busca por soluções para o problema dos vícios tenha crescido, há ainda um
longo caminho até que se consiga resolvê-lo de fato, pois temos a mania de
querer remediar em vez de prevenir e evitar”. Dessa forma, há uma relação de
concessão e, portanto, a oração é classificada como subordinada adverbial
concessiva.
Resposta da questão 9:
[A]
[A]
As opções [B], [C] e [D] apresentam análises incorretas das orações
sublinhadas relativamente à oração principal, pois expressam relação de
concessão, finalidade e concessão, respectivamente. A única correta é [A].
Resposta da questão 10:
[C]
[C]
O termo “que”, na forma de um pronome relativo (com sentido de “o
qual”), exerce sintaticamente a função de sujeito, pois retoma seu antecedente
(“um eclipse solar”) em número e pessoa (terceira pessoa do singular).
Resposta da questão 11:
[A]
[A]
[B] Incorreta: o termo
“mas” é uma conjunção adversativa, ao passo que “embora” é concessiva. Assim,
há alteração de significado ao substituir uma pela outra. Além disso, o uso do
“embora” implicaria uma mudança na conjugação verbal.
[C] Incorreta: a expressão
“no entanto”, na verdade, estabelece ideia de adversidade.
[D]
Incorreta: “se” é um pronome que integra o verbo “juntar”.
Resposta da questão 12:
[B]
[B]
A alternativa [B] está
correta, pois o pronome “onde” acresce a circunstância de lugar ao verbo
“proteger”, referindo-se à “baía de Salamina”.
Estão incorretas as
seguintes alternativas, pois:
[A] o pronome “que”
desempenha função de sujeito do verbo “merecer”, referindo-se a “algumas
peculiaridades”;
[C] o pronome “cujas”
desempenha função de adjunto adnominal, referindo-se à expressão “maioria dos
tripulantes”.
[D] o pronome “dos quais”
desempenha função de adjunto adnominal, referindo-se à expressão “cerca de tripulantes”.
[E] o pronome
“que” desempenha função de sujeito, referindo-se à expressão “daqueles
tripulantes”.
Resposta da questão 13:
[B]
[B]
[A] As adverbiais causais expressam motivo, causa, não correspondendo à
conjunção destacada.
[B] CORRETA. As adverbiais
consecutivas expressam consequência e são iniciadas pelo que depois da conjunção tão, tanto, tamanho etc. Dessa maneira,
correspondendo às funções da conjunção destacada.
[C] A conjunção destacada não expressa condição.
[D] As adverbiais concessivas apresentam um fato contrário à oração
principal, o que invalida esta alternativa, uma vez que a segunda oração apenas
confirma, ratificando a ideia da oração principal.
[E] As
orações adverbiais conformativas são iniciadas pelas conjunções como, conforme,
segundo, o que não corresponde à conjunção destacada.
Resposta da questão 14:
[A]
[A]
Como a oração
reduzida de gerúndio “estando em uma roda”
pode ser substituída, no contexto, por outra desenvolvida através de conectivos
que indiquem temporalidade (quando,
enquanto) cumprindo a função de adjunto adverbial relativamente à
principal, recebe a classificação de adverbial temporal.
Resposta da questão 15:
O valor semântico da oração adverbial em destaque é temporal, uma vez que expressa o momento em que a ação ocorreu.
O valor semântico da oração adverbial em destaque é temporal, uma vez que expressa o momento em que a ação ocorreu.
Resposta da questão 16:
[D]
[D]
Podemos dividir o período
em duas orações: 1. “que só ganha força”. 2. “quando boas ideias se transformam
em grandes ações”.
A primeira oração é
introduzida por um pronome relativo que retoma o termo “conceito”, de forma a
caracterizá-lo. Assim, não é qualquer conceito, mas um conceito “que só ganha
força”. Tem-se, portanto, uma oração subordinada adjetiva.
A segunda
oração é introduzida por uma conjunção temporal (“quando”), especificando as
circunstâncias em que o conceito ganha força. Exerce, portanto, função
adverbial. Assim, tem-se uma oração subordinada adverbial.
Resposta da questão 17:
[D]
[D]
Trata-se de
uma conjunção subordinativa integrante que inicia uma oração subordinada
substantiva objetiva direta. Assim, é correta a opção [D].
Resposta da questão 18:
[A]
[A]
O pronome
relativo “que” é o objeto direto na oração subordinada adjetiva restritiva (“que o reumatismo assumira na vida do
marido”) e a conjunção integrante “que” inicia uma oração subordinada
substantiva objetiva direta (“que ia
internar-se no hospital Gaffré e Guinle”).
Resposta da questão 19:
"Se todos os frequentadores dos cinemas fossem casais de namorados" (oração subordinada adverbial condicional).
"Se todos os frequentadores dos cinemas fossem casais de namorados" (oração subordinada adverbial condicional).
Resposta da questão 20:
[E]
[E]
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