Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/tirinhasdomarcelinho/
01.
O humor da tirinha é construído através de uma
ação inesperada. Explicite-a.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02.
A pontuação é um recurso de extrema importância
em tirinhas. Justifique o uso de reticências no primeiro quadrinho.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.
Explique o sentido da palavra “mais” no primeiro
quadrinho.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.
Reescreva a fala do segundo quadrinho
substituindo a palavra “mas” por outra de mesmo sentido.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. Considerando
o contexto expresso na tirinha, complete corretamente as lacunas a seguir com
“mas” ou “mais”.
a)
Chamei para brincar de casinha, _________ não
deu certo.
b)
Preciso de _________ amigos fazendo parte da
brincadeira.
c)
Brincar de casinha ficou _________ difícil do
que o planejado.
d)
Mônica queria se divertir, _________ acabou
ficando chateada.
01. O
humor da tirinha está construído a partir do fato de serem sinalizadas as
contas a se pagar durante uma brincadeira de casinha entre crianças, algo
inesperado.
02. No
primeiro quadrinho, as reticências foram utilizadas para indicar continuidade.
03. “Mais”,
no primeiro quadrinho, traz o sentido de quantidade, indicando que há a
necessidade de se fazer uma economia maior do que a anteriormente feita.
04. Tudo
bem que você foi o único que aceitou brincar de casinha comigo... Porém, acho
que você leva a brincadeira muito a sério!
05. a)
Mas (oposição).
b) Mais
(quantidade).
c) Mais
(quantidade).
d) Mas (oposição).
HABILIDADES DESENVOLVIDAS (BNCC):
(EF67LP32)
Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo às convenções da língua
escrita.
(EEF15LP14)
construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens
e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras,
onomatopeias).
Nenhum comentário:
Postar um comentário