sábado, 30 de maio de 2020

As características do gênero carta + Exercícios (BNCC)

AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO CARTA

Para conhecer as características do gênero carta, leia o seguinte texto. Ele está presente no livro “Ana e Pedro”, de Vivina Viane e Ronald Claver.

O objetivo de uma carta é estabelecer comunicação com alguém que mora longe. Com a grande tecnologia que temos hoje, essa comunicação a distância está sendo cada vez mais facilitada. Através de e-mails ou das redes sociais, conseguimos manter contato com pessoas de diferentes lugares. Porém, as cartas ainda recebem espaço nesse nosso mundo repleto de modernidades, sendo usada por muitos como a Ana, que até coleciona cartas: “Se você responder, te juro que vou adorar. Adoro carta. Até coleciono.”
Na carta, há dois participantes: o remetente e o destinatário. O remetente é aquele que escreve a carta. No texto acima, Ana é quem faz esse papel. Já Pedro é o destinatário, pois é aquele que recebe a carta.
A presença de local e data é obrigatória nesse gênero textual para que o destinatário saiba exatamente quando a carta foi escrita. Isso é muito importante porque a carta pode demorar a chegar e deixar de fazer sentido para quem está recebendo se não souber quando foi produzida. Geralmente, essa informação fica localizada no início da carta, mas Ana optou por colocar ao final: “S. Paulo, 22-11-88”.
Além da data, a carta se inicia com um cumprimento, que pode ser formal ou informal, e um vocativo, que é a forma como o remetente se refere ao destinatário. Ana, por falar com alguém, aparentemente, de sua idade e com quem tem algum interesse, utiliza uma linguagem informal: “Oi, Pedro”
A maior parte da carta traz o seu desenvolvimento, em que o remetente conta tudo o que considera importante. No texto em análise, Ana conta sobre como conheceu Pedro e lhe faz perguntas para tentar conhecê-lo melhor. O desenvolvimento se inicia em “vou te avisando: você não me conhece” e é finalizado com “Se você responder, te juro que vou adorar. Adoro carta. Até coleciono. Cartas e lápis. Você coleciona alguma coisa?”.
Após a conversa, há a despedida e a assinatura, que marcam o término da carta. Ana se despede com um abraço, o segundo abraço: “Um abraço. O segundo, porque o primeiro a Malu já deve ter dado” e se identifica como uma menina desconhecida, pelo menos até o Pedro receber a carta: “A ‘amiga’ desconhecida, Ana T.”

EXERCÍCIOS

Leia a resposta de Pedro, também presente no livro “Ana e Pedro”, de Vivina Viane e Ronald Claver e responda às questões abaixo.

                                                Disponível em: https://www.coletivoleitor.com.br/wp-content/uploads/2019/11/ana-e-pedro-cartas.pdf


01.   Identifique, na resposta de Pedro, os elementos característicos do gênero carta.
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02.   Considerando a carta de Ana, podemos dizer que Pedro correspondeu às expectativas iniciais de sua correspondente? Justifique sua resposta.
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03.   Na carta, Pedro envia seu código postal para Ana. A partir da leitura do texto, explique a importância dessa informação no envio de correspondências.
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04.   As cartas são trocadas entre adolescentes e, por isso, há o uso de linguagem informal. Transcreva, da carta de Pedro, um exemplo de linguagem informal.
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05.   Os diários, assim como as cartas de Ana e Pedro, também apresentam linguagem informal. Explique a diferença entre esses gêneros textuais considerando a sua finalidade.
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GABARITO

01.   Na carta de Pedro, há local e data (Belo Horizonte, 6.12.88), vocativo (Ana), desenvolvimento (Nunca te vi, mas acho que te amarei) e assinatura (Pedro).

02.   Sim. Apesar de não responder às perguntas feitas por Ana, Pedro diz que há a possibilidade de amá-la, retribuindo aos sentimentos de sua correspondente.

03.   Ao enviar o código postal e comentar que a carta “custou a chegar”, podemos deduzir que essa informação é importante para um envio rápido da correspondência e que a falta do endereço completo de seu destinatário fez com que a carta de Ana demorasse a ser entregue.

04.   Os exemplos de linguagem informal são “custou a chegar” e “Ah”.

05.   Embora os dois gêneros possam apresentar linguagem informal, se diferenciam quanto à sua finalidade. Os diários trazem textos em que o autor escreve sobre si próprio e faz um registro das ações que ocorreram em seu dia. Já o objetivo da carta é estabelecer uma comunicação entre o remetente (quem envia a carta) e o destinatário (quem recebe a carta).



HABILIDADES DESENVOLVIDAS (BNCC)

EF03LP12
Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta, econsiderando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF03LP13
Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

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