AS CARACTERÍSTICAS
DO GÊNERO CARTA
Para conhecer as características do gênero carta, leia o
seguinte texto. Ele está presente no livro “Ana e Pedro”, de Vivina Viane e
Ronald Claver.
O objetivo de
uma carta é estabelecer comunicação com alguém que mora longe. Com a grande
tecnologia que temos hoje, essa comunicação a distância está sendo cada vez
mais facilitada. Através de e-mails ou das redes sociais, conseguimos manter
contato com pessoas de diferentes lugares. Porém, as cartas ainda recebem
espaço nesse nosso mundo repleto de modernidades, sendo usada por muitos como a
Ana, que até coleciona cartas: “Se você responder, te juro que vou adorar.
Adoro carta. Até coleciono.”
Na carta, há
dois participantes: o remetente e o destinatário. O remetente é aquele que
escreve a carta. No texto acima, Ana é quem faz esse papel. Já Pedro é o
destinatário, pois é aquele que recebe a carta.
A presença de
local e data é obrigatória nesse gênero textual para que o destinatário saiba
exatamente quando a carta foi escrita. Isso é muito importante porque a carta
pode demorar a chegar e deixar de fazer sentido para quem está recebendo se não
souber quando foi produzida. Geralmente, essa informação fica localizada no
início da carta, mas Ana optou por colocar ao final: “S. Paulo, 22-11-88”.
Além da data,
a carta se inicia com um cumprimento, que pode ser formal ou informal, e um
vocativo, que é a forma como o remetente se refere ao destinatário. Ana, por
falar com alguém, aparentemente, de sua idade e com quem tem algum interesse,
utiliza uma linguagem informal: “Oi, Pedro”
A maior parte
da carta traz o seu desenvolvimento, em que o remetente conta tudo o que
considera importante. No texto em análise, Ana conta sobre como conheceu Pedro
e lhe faz perguntas para tentar conhecê-lo melhor. O desenvolvimento se inicia
em “vou te avisando: você não me conhece” e é finalizado com “Se você
responder, te juro que vou adorar. Adoro carta. Até coleciono. Cartas e lápis.
Você coleciona alguma coisa?”.
Após a
conversa, há a despedida e a assinatura, que marcam o término da carta. Ana se
despede com um abraço, o segundo abraço: “Um abraço. O segundo, porque o
primeiro a Malu já deve ter dado” e se identifica como uma menina desconhecida,
pelo menos até o Pedro receber a carta: “A ‘amiga’ desconhecida, Ana T.”
EXERCÍCIOS
Leia a resposta de Pedro, também presente no livro “Ana e
Pedro”, de Vivina Viane e Ronald Claver e responda às questões abaixo.
01.
Identifique, na resposta de Pedro, os elementos
característicos do gênero carta.
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02.
Considerando a carta de Ana, podemos dizer que
Pedro correspondeu às expectativas iniciais de sua correspondente? Justifique
sua resposta.
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03.
Na carta, Pedro envia seu código postal para Ana.
A partir da leitura do texto, explique a importância dessa informação no envio
de correspondências.
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04.
As cartas são trocadas entre adolescentes e, por
isso, há o uso de linguagem informal. Transcreva, da carta de Pedro, um exemplo
de linguagem informal.
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05.
Os diários, assim como as cartas de Ana e Pedro,
também apresentam linguagem informal. Explique a diferença entre esses gêneros
textuais considerando a sua finalidade.
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GABARITO
01. Na
carta de Pedro, há local e data (Belo Horizonte, 6.12.88), vocativo (Ana),
desenvolvimento (Nunca te vi, mas acho que te amarei) e assinatura (Pedro).
02. Sim.
Apesar de não responder às perguntas feitas por Ana, Pedro diz que há a
possibilidade de amá-la, retribuindo aos sentimentos de sua correspondente.
03. Ao
enviar o código postal e comentar que a carta “custou a chegar”, podemos
deduzir que essa informação é importante para um envio rápido da
correspondência e que a falta do endereço completo de seu destinatário fez com
que a carta de Ana demorasse a ser entregue.
04. Os
exemplos de linguagem informal são “custou a chegar” e “Ah”.
05. Embora
os dois gêneros possam apresentar linguagem informal, se diferenciam quanto à
sua finalidade. Os diários trazem textos em que o autor escreve sobre si
próprio e faz um registro das ações que ocorreram em seu dia. Já o objetivo da
carta é estabelecer uma comunicação entre o remetente (quem envia a carta) e o
destinatário (quem recebe a carta).
HABILIDADES DESENVOLVIDAS (BNCC)
EF03LP12
Ler e compreender,
com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e
opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as
convenções do gênero carta, econsiderando a situação
comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF03LP13
Planejar e produzir
cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre
outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos
gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto
do texto.
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