sábado, 30 de maio de 2020

As características do gênero diário + Exercícios (BNCC)

AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO DIÁRIO

                Para conhecer as características do gênero diário, leia um trecho do livro “Diário ao contrário”, de Sônia Barros:

Eu nunca fui de escrever. O meu negócio sempre foi jogar bola, adoro futebol! Também sei nadar muito bem e quando entro na água não quero sair tão cedo. Escrever? De jeito nenhum. Nem carta, nem bilhete, nem nada. Muito menos diário, que parece coisa de menina. Na escola, quando a professora pedia pra fazer redação, eu era o primeiro a reclamar. Por isso, estranhei muito essa vontade que me agarrou assim tão de repente. Isso mesmo. Eu fui agarrado por uma vontade esquisita que não me largou mais: escrever um diário! Era só o que me faltava.
É que aconteceu na minha vida uma coisa muito, mas muito dez mesmo! Dessas que a gente não esquece. Pra mim, foi um verdadeiro milagre. E foi por isso que me deu esse estalo aqui dentro. E eu pensei: é isso! Preciso escrever tudinho o que aconteceu! Para registrar, entende? Para não deixar escapar nenhum detalhe.
Só que o estalo me deu bem depois de tudo ter acontecido. E eu fiquei na dúvida. Como é que eu vou escrever um diário que não é mais diário? Porque no diário a gente tem que escrever o que aconteceu bem naquele dia, e depois no dia seguinte, no outro dia, e no outro... conforme as coisas vão acontecendo, diariamente. O próprio nome já diz. Mas eu fiquei meio atordoado com aquilo que aconteceu e, na época, eu nem conseguiria escrever nada, de tanta felicidade, e de tanta confusão também. A minha vida deu uma virada total!
Dois meses se passaram. Por isso eu resolvi que o meu diário seria diferente, e pronto. Escrito do fim pro começo. Quer dizer, eu iria escrever, escrever, voltando no tempo, como se estivesse vivendo cada momento novamente, até chegar naquele dia incrível. O dia mais feliz da minha vida. E foi assim que começou o meu diário.
Diário ao contrário!

Ao falar sobre o porquê de o seu diário ser ao contrário, o personagem já explica o objetivo desse gênero textual: “no diário a gente tem que escrever o que aconteceu bem naquele dia, e depois no dia seguinte, no outro dia, e no outro... conforme as coisas vão acontecendo, diariamente. O próprio nome já diz.” (3º parágrafo).
       O diário tem a finalidade de narrar (contar) os fatos ocorridos durante o dia da pessoa que escreve. É um registro individual, escrito para que apenas a própria pessoa leia, como se fosse uma confidência. 
Entre as crianças e adolescentes, é comum que circule a ideia de que escrever diários “parece coisa de menina”, mas a verdade é que todos nós escrevemos diários, crianças, homens e mulheres. Quando escrevemos nossas experiências em um blog ou contamos o nosso dia a dia nas redes sociais através dos stories, também estamos produzindo diários. A diferença é que o acesso se tornou público, o que não acontecia em tempos anteriores.
Como é uma escrita sobre si mesmo, o diário é redigido, predominantemente, em primeira pessoa (eu). Esse uso pode ser observado através dos pronomes e verbos utilizados no texto. Veja alguns exemplos: “Eu nunca fui de escrever. O meu negócio sempre foi jogar bola, adoro futebol!” (1º parágrafo).
Por falar do dia a dia e o interlocutor ser o próprio autor, há o uso de linguagem informal, como em “É que aconteceu na minha vida uma coisa muito, mas muito dez mesmo!” e “Era só o que me faltava.” (1º parágrafo).
Em uma página de diário, também é comum a presença de data no início do texto para que fique registrado quando os fatos ocorreram. No exemplo acima, não há essa data porque os fatos ainda não ocorreram. O texto é apenas uma introdução a tudo o que será escrito no diário a partir do momento de sua criação.
Durante a escrita do diário, são descritos vários sentimentos: alegria, tristeza, medo, gratidão, esperança, amor... A pontuação é muito utilizada nesse gênero textual como um recurso para enfatizar as emoções sentidas pelo seu autor. É o que acontece em “A minha vida deu uma virada total!” (3º parágrafo), onde o personagem expressa sua felicidade diante de um acontecimento importante em sua vida.
O diário é visto como um grande amigo pelo seu autor, já que é onde ele pode contar todos os seus segredos de forma segura. Por isso, pode haver uma interlocução com o próprio diário, falando e fazendo perguntas para ele, como se fosse, de fato, uma pessoa de confiança: “E eu pensei: é isso! Preciso escrever tudinho o que aconteceu! Para registrar, entende?” (2º parágrafo).

EXERCÍCIOS
Leia mais um trecho do livro “Diário ao contrário” e responda às questões abaixo.

22/FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA)
Hoje me aconteceram duas coisas muito diferentes, Uma ruim e outra legal. Vou começar pela ruim.
De manhã, eu nem queria sair da cama. Tinha um buraco dentro de mim. Uma dor esquisita. E não era machucado, nem doença. A dor vinha lá de dentro. Bem do fundo.
É que eu resolvi inventar você, Diário, pra registrar algumas coisas importantes da minha vida. Pra isso, eu comecei a me lembrar de tudo o que ficou para trás. Foi aí que aconteceu. Tudo aquilo que passou foi voltando, voltando, caindo de repente em cima de mim. E abriu esse buraco.
Eu sei que muitas coisas foram boas demais, tanto que nem dá pra acreditar que realmente aconteceram comigo, e ainda estão acontecendo. Mas outras, que me aconteceram antes, foram tão ruins, que só de pensar eu tive a sensação de que estavam voltando. Por isso o buraco se abriu e começou a doer tanto.
Foi preciso um esforço danado pra acabar com aquela dor esquisita. Mas consegui. E eu consegui porque sei muito bem que o “milagre” que um dia aconteceu na minha vida pode tapar qualquer buraco. Pode transformar tristeza em alegria!
E, por falar em alegria, adivinhe qual foi a coisa boa que me aconteceu hoje à tarde! Vencemos por 3 × 0 o time das 7as. séries! Ficaram p da vida com a gente. Pra eles, foi uma vergonha serem derrotados pelo time das 6as. séries. Por 3 × 0, Diário! E o melhor de tudo você ainda não sabe. Marquei o primeiro gol! Isso mesmo. Euzinho aqui tive o gostinho de fazer o primeiro gol contra aquele time de babacas. Alguns até que são legais, mas outros são tão metidos que não dá pra aguentar. Foi bem feito pra eles, que se achavam invencíveis. E foi uma verdadeira festa para o nosso time!
Mas a alegria não parou aí, não. Você acredita que até a Luciana veio falar comigo depois do jogo? Disse que eu fui o melhor jogador do time! Fiquei todo cheio, lógico. Não esperava que ela viesse falar comigo, ainda mais pra me elogiar daquele jeito. Alegria em dose dupla, Diário!
Para quem não queria nem sair da cama hoje, até que o dia terminou muito bem, você não acha?

01.    No início do texto, há a apresentação de uma data. Relacione esse uso à finalidade do gênero diário.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02.   Considerando as características do gênero diário, justifique o uso da primeira pessoa ao longo do texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03.   No gênero diário é comum o uso de linguagem informal. Transcreva do texto exemplos de informalidade.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04.   A pontuação é um recurso expressivo comumente utilizado em diferentes gêneros textuais. Justifique o uso do ponto de exclamação no sexto parágrafo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05.   A interlocução entre o diário e seu autor está expresso em diferentes momentos do texto. Transcreva um trecho em que fique clara essa interlocução.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



GABARITO
01.   O diário tem o objetivo de narrar (contar) fatos do cotidiano diariamente. A data é uma forma de registrar quando os acontecimentos foram realizados.

02.   A primeira pessoa é utilizada porque, no gênero diário, o autor escreve sobre seus próprios sentimentos e ações.

03.   Alguns exemplos de linguagem informal são:
- “nem dá pra acreditar que realmente aconteceram comigo”
- “Ficaram p da vida com a gente.”
- “Euzinho aqui tive o gostinho de fazer o primeiro gol contra aquele time de babacas.”
- “Foi bem feito pra eles”
- “Fiquei todo cheio, lógico.”

04.   No sexto parágrafo, são contadas ações que trazem extrema alegria ao narrador. O uso do ponto de exclamação intensifica esse sentimento.

05.   Os trechos que demonstram essa interlocução são:

- “É que eu resolvi inventar você, Diário”
- “E, por falar em alegria, adivinhe qual foi a coisa boa que me aconteceu hoje à tarde!”
- “Você acredita que até a Luciana veio falar comigo depois do jogo?”
- “Alegria em dose dupla, Diário!”
- “Para quem não queria nem sair da cama hoje, até que o dia terminou muito bem, você não acha?”


HABILIDADES DESENVOLVIDAS (BNCC):

EF03LP12
Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta, econsiderando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF03LP13
Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário