AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO DIÁRIO
Para conhecer as características do gênero
diário, leia um trecho do livro “Diário ao contrário”, de Sônia Barros:
Eu nunca fui de escrever. O meu negócio sempre foi
jogar bola, adoro futebol! Também sei nadar muito bem e quando entro na água
não quero sair tão cedo. Escrever? De jeito nenhum. Nem carta, nem bilhete, nem
nada. Muito menos diário, que parece coisa de menina. Na escola, quando a
professora pedia pra fazer redação, eu era o primeiro a reclamar. Por isso,
estranhei muito essa vontade que me agarrou assim tão de repente. Isso mesmo.
Eu fui agarrado por uma vontade esquisita que não me largou mais: escrever um
diário! Era só o que me faltava.
É que aconteceu na minha vida uma coisa muito, mas
muito dez mesmo! Dessas que a gente não esquece. Pra mim, foi um verdadeiro
milagre. E foi por isso que me deu esse estalo aqui dentro. E eu pensei: é
isso! Preciso escrever tudinho o que aconteceu! Para registrar, entende? Para
não deixar escapar nenhum detalhe.
Só que o estalo me deu bem depois de tudo ter
acontecido. E eu fiquei na dúvida. Como é que eu vou escrever um diário que não
é mais diário? Porque no diário a gente tem que escrever o que aconteceu bem
naquele dia, e depois no dia seguinte, no outro dia, e no outro... conforme as
coisas vão acontecendo, diariamente. O próprio nome já diz. Mas eu fiquei meio
atordoado com aquilo que aconteceu e, na época, eu nem conseguiria escrever
nada, de tanta felicidade, e de tanta confusão também. A minha vida deu uma
virada total!
Dois meses se passaram. Por isso eu resolvi que o
meu diário seria diferente, e pronto. Escrito do fim pro começo. Quer dizer, eu
iria escrever, escrever, voltando no tempo, como se estivesse vivendo cada
momento novamente, até chegar naquele dia incrível. O dia mais feliz da minha
vida. E foi assim que começou o meu diário.
Diário ao
contrário!
Disponível em: https://www.coletivoleitor.com.br/wp-content/uploads/2019/11/diario-ao-contrario.pdf.
Ao
falar sobre o porquê de o seu diário ser ao contrário, o personagem já explica
o objetivo desse gênero textual: “no diário a gente tem que escrever o que
aconteceu bem naquele dia, e depois no dia seguinte, no outro dia, e no
outro... conforme as coisas vão acontecendo, diariamente. O próprio nome já
diz.” (3º parágrafo).
O diário tem a
finalidade de narrar (contar) os fatos ocorridos durante o dia da pessoa que
escreve. É um registro individual, escrito para que apenas a própria pessoa
leia, como se fosse uma confidência.
Entre
as crianças e adolescentes, é comum que circule a ideia de que escrever diários
“parece coisa de menina”, mas a verdade é que todos nós escrevemos diários,
crianças, homens e mulheres. Quando escrevemos nossas experiências em um blog
ou contamos o nosso dia a dia nas redes sociais através dos stories, também
estamos produzindo diários. A diferença é que o acesso se tornou público, o que
não acontecia em tempos anteriores.
Como
é uma escrita sobre si mesmo, o diário é redigido, predominantemente, em
primeira pessoa (eu). Esse uso pode ser observado através dos pronomes e verbos
utilizados no texto. Veja alguns exemplos: “Eu nunca fui de
escrever. O meu negócio sempre foi jogar bola, adoro futebol!”
(1º parágrafo).
Por
falar do dia a dia e o interlocutor ser o próprio autor, há o uso de linguagem
informal, como em “É que aconteceu na minha vida uma coisa muito, mas muito dez
mesmo!” e “Era só o que me faltava.” (1º parágrafo).
Em
uma página de diário, também é comum a presença de data no início do texto para
que fique registrado quando os fatos ocorreram. No exemplo acima, não há essa
data porque os fatos ainda não ocorreram. O texto é apenas uma introdução a
tudo o que será escrito no diário a partir do momento de sua criação.
Durante
a escrita do diário, são descritos vários sentimentos: alegria, tristeza, medo,
gratidão, esperança, amor... A pontuação é muito utilizada nesse gênero textual
como um recurso para enfatizar as emoções sentidas pelo seu autor. É o que
acontece em “A minha vida deu uma virada total!” (3º parágrafo), onde o
personagem expressa sua felicidade diante de um acontecimento importante em sua
vida.
O
diário é visto como um grande amigo pelo seu autor, já que é onde ele pode
contar todos os seus segredos de forma segura. Por isso, pode haver uma
interlocução com o próprio diário, falando e fazendo perguntas para ele, como
se fosse, de fato, uma pessoa de confiança: “E eu pensei: é isso! Preciso
escrever tudinho o que aconteceu! Para registrar, entende?” (2º parágrafo).
EXERCÍCIOS
Leia
mais um trecho do livro “Diário ao contrário” e responda às questões abaixo.
22/FEVEREIRO
(TERÇA-FEIRA)
Hoje me
aconteceram duas coisas muito diferentes, Uma ruim e outra legal. Vou começar
pela ruim.
De manhã, eu nem queria sair da cama. Tinha um
buraco dentro de mim. Uma dor esquisita. E não era machucado, nem doença. A dor
vinha lá de dentro. Bem do fundo.
É que eu resolvi inventar você, Diário, pra
registrar algumas coisas importantes da minha vida. Pra isso, eu comecei a me
lembrar de tudo o que ficou para trás. Foi aí que aconteceu. Tudo aquilo que
passou foi voltando, voltando, caindo de repente em cima de mim. E abriu esse
buraco.
Eu sei que muitas coisas foram boas demais, tanto
que nem dá pra acreditar que realmente aconteceram comigo, e ainda estão
acontecendo. Mas outras, que me aconteceram antes, foram tão ruins, que só de
pensar eu tive a sensação de que estavam voltando. Por isso o buraco se abriu e
começou a doer tanto.
Foi preciso um esforço danado pra acabar com aquela
dor esquisita. Mas consegui. E eu consegui porque sei muito bem que o “milagre”
que um dia aconteceu na minha vida pode tapar qualquer buraco. Pode transformar
tristeza em alegria!
E, por falar em alegria, adivinhe qual foi a coisa
boa que me aconteceu hoje à tarde! Vencemos por 3 × 0 o time das 7as. séries!
Ficaram p da vida com a gente. Pra eles, foi uma vergonha serem
derrotados pelo time das 6as. séries. Por 3 × 0, Diário! E o melhor de tudo
você ainda não sabe. Marquei o primeiro gol! Isso mesmo. Euzinho aqui tive o
gostinho de fazer o primeiro gol contra aquele time de babacas. Alguns até que
são legais, mas outros são tão metidos que não dá pra aguentar. Foi bem feito
pra eles, que se achavam invencíveis. E foi uma verdadeira festa para o nosso
time!
Mas a alegria não parou aí, não. Você acredita que
até a Luciana veio falar comigo depois do jogo? Disse que eu fui o melhor
jogador do time! Fiquei todo cheio, lógico. Não esperava que ela viesse falar
comigo, ainda mais pra me elogiar daquele jeito. Alegria em dose dupla, Diário!
Para quem não queria nem sair da cama hoje, até que
o dia terminou muito bem, você não acha?
Disponível em: https://www.coletivoleitor.com.br/wp-content/uploads/2019/11/diario-ao-contrario.pdf.
01.
No início
do texto, há a apresentação de uma data. Relacione esse uso à finalidade do
gênero diário.
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02.
Considerando as características do gênero
diário, justifique o uso da primeira pessoa ao longo do texto.
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03.
No gênero diário é comum o uso de linguagem
informal. Transcreva do texto exemplos de informalidade.
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04.
A pontuação é um recurso expressivo comumente
utilizado em diferentes gêneros textuais. Justifique o uso do ponto de
exclamação no sexto parágrafo.
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05.
A interlocução entre o diário e seu autor está
expresso em diferentes momentos do texto. Transcreva um trecho em que fique
clara essa interlocução.
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GABARITO
01. O
diário tem o objetivo de narrar (contar) fatos do cotidiano diariamente. A data
é uma forma de registrar quando os acontecimentos foram realizados.
02. A
primeira pessoa é utilizada porque, no gênero diário, o autor escreve sobre
seus próprios sentimentos e ações.
03. Alguns
exemplos de linguagem informal são:
- “nem dá pra acreditar que realmente aconteceram comigo”
- “Ficaram p da vida com a gente.”
- “Euzinho aqui tive o gostinho de fazer o primeiro gol contra aquele
time de babacas.”
- “Foi bem feito pra eles”
- “Fiquei todo cheio, lógico.”
04.
No sexto parágrafo, são contadas ações que trazem
extrema alegria ao narrador. O uso do ponto de exclamação intensifica esse
sentimento.
05.
Os trechos que demonstram essa interlocução são:
- “É que eu
resolvi inventar você, Diário”
- “E, por
falar em alegria, adivinhe qual foi a coisa boa que me aconteceu hoje à tarde!”
- “Você
acredita que até a Luciana veio falar comigo depois do jogo?”
- “Alegria em dose dupla, Diário!”
- “Para quem não queria nem sair da cama hoje, até que o dia terminou
muito bem, você não acha?”
HABILIDADES DESENVOLVIDAS (BNCC):
EF03LP12
Ler e compreender,
com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e
opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as
convenções do gênero carta, econsiderando a situação
comunicativa e o tema/assunto do texto.
EF03LP13
Planejar e produzir
cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre
outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos
gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto
do texto.
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