domingo, 31 de maio de 2020

O uso de conectivos - Exercícios (BNCC)

Leia a letra da música “O Calhambeque”, de Roberto Carlos, e responda às questões a seguir:

 O Calhambeque

Mandei meu Cadillac pro mecânico outro dia
Pois há muito tempo um conserto ele pedia
E como vou viver sem um carango pra correr?
Meu Cadillac, bi-bi
Quero consertar meu Cadillac

Com muita paciência o rapaz me ofereceu
Um carro todo velho que por lá apareceu
Enquanto o Cadillac consertava, eu usava
O Calhambeque, bi-bi
Quero buzinar o Calhambeque

Saí da oficina um pouquinho desolado
Confesso que estava até um pouco envergonhado
Olhando para o lado com cara de malvado
O Calhambeque, bi-bi
Buzinei assim o Calhambeque

E logo uma garota fez sinal para eu parar
E no meu Calhambeque fez questão de passear
Não sei o que pensei, mas eu não acreditei
Que o Calhambeque, bi-bi
O broto quis andar no Calhambeque

E muitos outros brotos que encontrei pelo caminho
Falavam: Que estouro, que beleza de carrinho
E fui me acostumando e do carango fui gostando
E o Calhambeque, bi-bi
Quero conservar o Calhambeque

Mas o Cadillac finalmente ficou pronto
Lavado, consertado, bem pintado, um encanto
Mas o meu coração, na hora exata de trocar
O Calhambeque, bi-bi
Meu coração ficou com o Calhambeque

Bem! Vocês me desculpem, mas agora eu vou-me embora
Existem mil garotas querendo passear comigo
É, mas é por causa desse Calhambeque, mora?
Bye! Bye! Bye!
Disponível em: https://www.letras.mus.br/roberto-carlos/48644/


01.   A música “O Calhambeque” foi gravada em 1966. Por ter o objetivo de representar uma conversa, foi utilizada uma linguagem informal, inserindo gírias comuns na época. Transcreva do texto expressões que comprovem essa afirmativa.
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02.   “Calhambeque” é um termo genérico utilizado para designar qualquer automóvel antigo ou em mau estado. Relacione essa definição à reação do eu-lírico ao precisar trocar de carro provisoriamente.
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03.   O conectivo “e” geralmente traz o sentido de adição. Porém, pode assumir outros significados dependendo de seu contexto de uso. Indique a relação de sentido expressa pelo conectivo “e” em “E como vou viver sem um carango pra correr?”.
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04.   Na quarta e quinta estrofe, há a repetição do conectivo “e”. Explique o efeito de sentido alcançado através dessa repetição.
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05.   Reescreva o verso “Mas o Cadillac finalmente ficou pronto” substituindo o conectivo “mas” por outro que mantenha a mesma relação de sentido.
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GABARITO

01.   As expressões que indicam o uso de gírias comuns na época de produção da música são: “carango”, “broto”, “Que estouro” e “mora”.

02.    Ao receber o calhambeque, o eu-lírico diz se sentir desolado e envergonhado por estar dirigindo um “Um carro todo velho que por lá apareceu”.

03.   O conectivo “e” em “E como vou viver sem um carango pra correr?” expressa o sentido de oposição.

04.   A repetição do conectivo “e” indica uma sequência de ações que vão ocorrendo durante o tempo em que o eu-lírico está com o calhambeque. Também indica uma gradação referente ao sentimento do eu-lírico, que começa a gostar da troca.

05.   Sugestão: Porém o Cadillac finalmente ficou pronto.
  O verso pode ser reescrito com outros conectivos de oposição, como porém, todavia ou entretanto.



HABILIDADES DESENVOLVIDAS

EF08LP14Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

(EF07LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, períodos compostos nos quais duas orações são conectadas por vírgula, ou por conjunções que expressem
soma de sentido (conjunção “e”) ou oposição de sentidos (conjunções “mas”, “porém”).

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