sábado, 30 de maio de 2020

Crítica e ironia em Histórias em Quadrinhos - Exercícios (BNCC)


Leia a tirinha abaixo e responda às questões a seguir:


                                                                                              Disponível em: http://tirasnacionais.blogspot.com

01.   Explicite a crítica presente na tirinha.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02.   Há, durante a tirinha, o uso de diferentes recursos gráficos, como o formato dos balões e a configuração das letras. Justifique essa diferenciação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03.   Relacione os títulos às falas e imagens apresentadas em cada quadrinho.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04.   Explique como a ironia, identificada na relação entre títulos e falas/imagens, contribui para a formação da crítica expressa na tirinha.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05.   Justifique o uso de aspas em “Eu não te amo mais”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




                                                            GABARITO

01.   A tirinha critica a ação das pessoas no ambiente virtual, que se aproveitam do distanciamento para realizar atos desonestos.

02.   O formato dos balões e as configurações das letras são utilizados para diferenciar os títulos das falas dos personagens.

03.   Nos títulos, há afirmações genéricas sobre atitudes que não deveriam ocorrer no mundo virtual, enquanto nas imagens e nas falas há exemplos de atitudes que contrariam tais afirmações.

04.   Através da ironia, a crítica se torna concreta, pois é exemplificada através de exemplos reais, expressando contradições entre as atitudes esperadas e as realizadas pelas pessoas que fazem parte do “mundo conectado”.

05.   As aspas são utilizadas para representar a transcrição da mensagem recebida e lida pela personagem do último quadrinho.


HABILIDADES DESENVOLVIDAS (BNCC)


  (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

- (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias)



3 comentários: