Leia a tirinha abaixo e responda às questões a seguir:
Disponível em: http://tirasnacionais.blogspot.com
01.
Explicite a crítica presente na tirinha.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02.
Há, durante a tirinha, o uso de diferentes
recursos gráficos, como o formato dos balões e a configuração das letras.
Justifique essa diferenciação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.
Relacione os títulos às falas e imagens
apresentadas em cada quadrinho.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.
Explique como a ironia, identificada na relação
entre títulos e falas/imagens, contribui para a formação da crítica expressa na
tirinha.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05.
Justifique o uso de aspas em “Eu não te amo
mais”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GABARITO
01. A
tirinha critica a ação das pessoas no ambiente virtual, que se aproveitam do
distanciamento para realizar atos desonestos.
02. O
formato dos balões e as configurações das letras são utilizados para
diferenciar os títulos das falas dos personagens.
03. Nos
títulos, há afirmações genéricas sobre atitudes que não deveriam ocorrer no
mundo virtual, enquanto nas imagens e nas falas há exemplos de atitudes que
contrariam tais afirmações.
04. Através
da ironia, a crítica se torna concreta, pois é exemplificada através de
exemplos reais, expressando contradições entre as atitudes esperadas e as
realizadas pelas pessoas que fazem parte do “mundo conectado”.
05. As
aspas são utilizadas para representar a transcrição da mensagem recebida e lida
pela personagem do último quadrinho.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS (BNCC)
(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
- (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias)
Atividade maravilhosa!! Parabéns!!
ResponderExcluirQuero resposta
ExcluirQuero resposta
ResponderExcluir