AS CARACTERÍSTICAS DO ROMANCE
Quando falamos
de romance, muitos imaginam imediatamente um caso de amor, mas, no universo
literário, nos deparamos com uma grande diversidade de romances: policial, de
aventura, regional, histórico... Diferentes temas podem ser abordados nesse
gênero textual. O que o diferencia de outros é a sua estrutura. O romance é uma
narrativa ficcional longa escrita em prosa com personagens que vivenciam
conflitos ou situações dramáticas durante um período de tempo. Quatro elementos
básicos fazem parte dessa estrutura: narrador, personagem, enredo e tempo.
O narrador é
aquele que conta a história. Ele pode participar do romance como personagem,
narrando em primeira pessoa; pode ser apenas um observador que narra, em
terceira pessoa, tudo o que vê e ouve; ou ainda um narrador onisciente, que
sabe de tudo, inclusive dos pensamentos, sentimentos e motivações dos
personagens.
Personagens
são os agentes na história, os que praticam as ações e a partir dos quais a
narrativa é desenvolvida.
O enredo é o
nome dado à sequência de fatos narrados na história. No enredo, são
apresentadas as situações de conflito e é desenvolvido o tema central da
narrativa.
Todas as ações dos personagens, assim como o
enredo, são organizadas em uma linha temporal, que pode seguir uma sequência
cronológica, com data e momento demarcado; ou psicológico, com uma marcação
subjetiva, valorizando-se as memórias e reflexões dos personagens.
EXERCÍCIOS
Leia um trecho do romance “O Quinze”, de Raquel de Queiroz
e responda às questões abaixo.
Na primeira noite, arrancharam-se numa tapera que
apareceu junto da estrada, como um pouso que uma alma caridosa houvesse armado
ali para os retirantes.
O vaqueiro foi aos alforjes e veio com uma manta de carne
de bode, seca, e um saco cheio de farinha, com quartos de rapadura dentro.
Já as mulheres tinham improvisado uma trempe e acendiam o
fogo. E a carne foi assada sobre as brasas, chiando e estalando o sal. Pondo na
boca o primeiro pedaço, Chico Bento cuspiu:
– Ih! sal puro! Mesmo que pia!
Mocinha explicou:
– Não tinha água mode lavar...
Sem se importarem com o sal, os meninos metiam as mãos na
farinha, rasgavam lascas de carne, que engoliam, lambendo os dedos.
Cordulina pediu:
– Chico, vê se tu arranja uma aguinha pro café...
Apesar da fadiga do longo dia de marcha, Chico Bento
levantou-se e saiu; a garganta seca e ardente, parecendo ter fogo dentro,
também lhe pedia água.
Os meninos, passado o furor do apetite, exigiam com força o
que beber; gemiam, pigarreavam, engoliam mais farinha, ou lambiam algum taco de
rapadura, entretendo com o doce a garganta sedenta.
Pacientemente, a mãe os consolava:
– Esperem aí, seu pai já vem...
Em meia hora, realmente, ele chegou, com a cabaça cheia
duma água salobra que arranjara a quase um quilômetro de distância.
O Josias, que era o que mais se lastimava e mais tossia,
correu para o pai, tomou-lhe a vasilha da mão e colando às bordas a boca
sôfrega, em sorvos lentos, deliciados, sugou a água tão esperada; mas os
outros, avançando, arrebataram-lhe a cabaça.
Aflita, Cordulina interveio:
– Seus desesperados! Querem ficar sem café?
Disponível em: http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/literatura/oquinze.htm
01. A presença do narrador é essencial para a
construção de uma narrativa. Identifique o tipo de narrador presente no
romance.
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02. O romance de Raquel de Queiroz apresenta diversos
personagens. Identifique-os.
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03. Apesar de não haver uma descrição completa dos personagens,
há indícios de sua personalidade ao longo do texto. Transcreva trechos em que é
possível identificar a caracterização dos personagens através de suas ações.
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04. As ações dos personagens estão organizadas
cronologicamente no romance. Comprove essa afirmativa a partir de elementos do
texto.
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05.
Durante o diálogo, há a
presença de regionalismos e linguagem informal. Transcreva do texto exemplos
desse uso da língua.
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GABARITO
01.
No romance há a presença
de um narrador observador.
02.
Os personagens são: o
vaqueiro, Chico Bento, a mocinha, Cordulina, Josias, a mãe, os meninos e as
mulheres.
03.
Alguns trechos que
caracterizam os personagens são:
- “Pacientemente,
a mãe os consolava”
- “O Josias,
que era o que mais se lastimava e mais tossia”
- “Aflita,
Cordulina interveio”
- “– Seus
desesperados!”
04.
Sabemos que o texto está
organizado cronologicamente devido ao uso de expressões temporais, como “Na
primeira noite”, “passado o furor do apetite”, “Em meia hora” e de sequência de
ações: “Pondo na boca o primeiro pedaço, Chico Bento cuspiu”, “os meninos
metiam as mãos na farinha, rasgavam lascas de carne, que engoliam, lambendo os
dedos.”, “Chico Bento levantou-se e saiu”.
05.
Há a presença desse uso da
língua em: “Não tinha água mode lavar” e “– Chico, vê se tu arranja uma
aguinha pro café”.
HABILIDADE DESENVOLVIDA (BNCC)
HABILIDADE DESENVOLVIDA (BNCC)
EF69LP47
Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de
composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a
passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada
gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de
sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de
enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver)
empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se
estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido
decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos
espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das
diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e
indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e
processos figurativos e do uso de recursos linguístico gramaticais próprios a
cada gênero narrativo.
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