sábado, 30 de maio de 2020

A ambiguidade em Histórias em Quadrinhos - Exercícios (BNCC)

Leia a tirinha abaixo e responda às questões a seguir:

                                                                                 Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/page/61


01.   Explique o sentido da expressão “amigo da onça” no primeiro quadrinho.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02.   Após a leitura completa da tirinha, “amigo da onça” assume um novo sentido. Explicite-o.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03.   Relacione o uso das imagens na tirinha à duplicidade de sentido atribuída à expressão “amigo da onça”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04.   Justifique o uso de reticências no segundo e terceiro quadrinhos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05.   A tirinha acima foi produzida em homenagem ao Programa Amigos da Onça, criado para proteger as populações remanescentes destas espécies na Caatinga brasileira. A partir dessa informação, explicite a mensagem transmitida na tirinha.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  


                                                 GABARITO

01.   A expressão “amigo da onça” é usada, no primeiro quadrinho, para caracterizar o outro personagem como alguém que não é de confiança.

02.   Com a leitura completa da tirinha, “amigo da onça” assume o sentido de ser amigo dos aninais, especialmente dos felinos.

03.   A duplicidade de sentido se constitui a partir das imagens. No primeiro quadrinho, “amigo da onça” recebe o sentido negativo através da expressão de raiva do personagem e por estar sujo, supostamente, por culpa de seu amigo. Nos demais quadrinhos, há uma nova significação a partir da expressão tranquila do outro personagem e a gravura da onça-pintada.

04.   As reticências indicam que o personagem é amigo não somente das onças mencionadas, mas também de outras existentes na natureza.

05.   Ao fazer referência a um programa de proteção aos felinos em possibilidade de extinção, a tirinha convoca o leitor a refletir sobre os cuidados com o meio ambiente e com a fauna brasileira.



h     HABILIDADES DESENVOLVIDAS (BNCC)

(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

- (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias)




2 comentários:

  1. Pelo menos eu descobri de onde a minha professora tirou a atividade muito obrigado professora Ana Cristina e continue sempre postando mais conteúdos como esse😁😁

    ResponderExcluir
  2. Porque além de me ajudar você ajuda muitas outras pessoas espero que continue com seu trabalho e ajude mais pessoas assim como eu

    ResponderExcluir