1. (Eear 2017) Leia:
I.
Todos os brasileiros que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira devem
gastar longas horas de estudo e dedicação.
II.
Todos os brasileiros, que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira, devem
gastar longas horas de estudo e dedicação.
Marque
a alternativa correta.
a) A frase I
possibilita a conclusão de que todos os brasileiros, indiscriminadamente,
desejam ingressar na Força Aérea Brasileira.
b) As frases I e II
estão em desconformidade com as normas gramaticais vigentes em relação às
Orações Subordinadas Adjetivas.
c) A frase I, por
conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, não apresenta vírgulas. Esse
fato está em conformidade com as normas gramaticais vigentes.
d) A frase II, por
conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, apresenta vírgulas. Esse fato
está em conformidade com as normas gramaticais vigentes.
2. (G1 - ifce 2016)
Apresentador Chris Rock fica à revelia de polêmica sobre racismo no
Oscar
Quando Chris Rock, 51, apresentou o Oscar pela primeira vez, em 2005, dos indicados 1às
categorias de atuação eram negros. Naquele ano, foram lembrados Jamie Foxx, Don
Cheadle, Morgan Freeman e Sophie Okonedo. As vitórias históricas de Halle Berry
e Denzel Washington em 2002 – primeira e única vez em que as estatuetas de
melhor ator e atriz foram para negros – também estavam frescas na memória.
Onze anos depois, a história é outra. O anúncio da volta de Rock como
apresentador da edição do prêmio
antecedeu o 2anúncio dos indicados e 3a constatação de
que, pelo segundo ano consecutivo, 4não havia negros nas categorias
de atuação. 5Muito se especulou que o comediante poderia abrir mão
do cargo como forma de protesto, mas sua resposta foi um tuite apontando o
Oscar como o equivalente branco do BET (Black Entertainment Television), prêmio
anual dedicado a artistas negros. Agora, recai sobre ele a responsabilidade de
fazer coro 6às críticas de colegas como Spike Lee e 7o
casal Will e Jada Pinkett Smith – que não irão à 8cerimônia em
protesto –, mas só o suficiente para não espantar o público.
Há pressão do canal ABC sobre Rock para reverter a queda acentuada de audiência
do ano passado ainda maior entre a
população negra segundo a consultora especializada
Nielsen. Segundo Reginald Hudlin, um dos produtores-executivos da transmissão
da cerimônia – e também negro –, o espectador deve esperar piadas sobre a
controvérsia. 9“A Academia espera que ele faça isso”, declarou ao
programa de TV “Entertainment Tonight”. “Os membros estão animados com a
possibilidade, porque sabem que é disso que precisam. 10Sabem que é
o desejo do público.”
Além de Rock, a produção do Oscar já anunciou a participação de 11
negros na cerimônia, entre eles Whoopi Goldberg, Quincy Jones e Kerry
Washington. A escolha reflete os recentes esforços da Academia, anunciados pela
presidente, a afro-americana Cheryl Boone Isaacs, para se diversificar.
Folha
de São Paulo, SP, 28/02/2016. Autora: Maria Clara Moreira.
A palavra que pode assumir inúmeras funções
sintáticas (substantivo, pronome, preposição, conjunção etc.). Dentre estas,
seu uso mais comum no texto foi de conjunção integrante, isto é, uma conjunção
que introduz uma oração subordinada substantiva. Todas as alternativas abaixo
trazem comprovações disso, exceto
a) “(...) a constatação
de que, pelo segundo ano consecutivo, não havia negros nas categorias de
atuação.” (referência 3)
b) “(...) o casal
Will e Jada Pinkett Smith – que não irão à cerimônia em protesto” (referência
7)
c) “Muito se
especulou que o comediante poderia abrir mão do cargo” (referência
5)
d) “A Academia espera
que ele faça isso” (referência 9)
e) “Sabem que
é o desejo do público.” (referência 10)
3. (G1 - col. naval
2015)
Quando se pergunta à população brasileira, em uma pesquisa de opinião,
qual seria o problema fundamental do Brasil, a maioria indica a precariedade da
educação. Os entrevistados costumam apontar que o sistema educacional
brasileiro não é capaz de preparar os jovens para a compreensão de textos
simples, elaboração de cálculos aritméticos de operações básicas, conhecimento
elementar de física e química, e outros fornecidos pelas escolas fundamentais.
[...]
Certa vez,
participava de uma reunião de pais e professores em uma escola privada
brasileira de destaque e notei que muitos pais expressavam o desejo de ter bons
professores, salas de aula com poucos alunos, mas não se sentiam responsáveis
para participarem ativamente das atividades educacionais, inclusive custeando
os seus serviços. Se os pais não conseguiam entender que esta aritmética não
fecha e que a sua aspiração estaria no campo do milagre, parece difícil que consigam
transmitir aos seus filhos o mínimo de educação.
Para eles, a
educação dos filhos não se baseia no aprendizado dos exemplos dados pelos pais.
Que esta educação seja prioritária e ajude a resolver outros problemas
de uma sociedade como a brasileira parece lógico. No entanto, não se pode
pensar que a sua deficiência depende somente das autoridades. Ela começa com os
próprios pais, que não podem simplesmente terceirizar essa responsabilidade.
Para que haja uma mudança neste quadro é preciso que a sociedade como um
todo esteja convencida de que todos precisam contribuir para tanto, inclusive
elegendo representantes que partilhem desta convicção e não estejam pensando
somente nos seus benefícios pessoais.
Sobre a educação formal, aquela que pode ser conseguida nos muitos
cursos que estão se tornando disponíveis no Brasil, nota-se que muitos estão se
convencendo de que eles ajudam na sua ascensão social, mesmo sendo precários. O
número daqueles que trabalham para obter o seu sustento e para ajudar a
família, e ao mesmo tempo se dispões a fazer um sacrifício adicional
frequentando cursos até noturnos, parece estar aumentando.
A demanda por cursos técnicos que elevam suas habilidades para o bom
exercício da profissão está em alta. É tratada como prioridade tanto no
governo como em instituições representativas das empresas. O mercado observa a
carência de pessoal qualificado para elevar a eficiência do trabalho.
Muitos reconhecem que o Brasil é um dos países emergentes que estão
melhorando, a duras penas, a sua distribuição de renda. Mas, para que este processo
de melhoria do bem-estar da população seja sustentável, há que se conseguir um
aumento da produtividade do trabalho, que permita, também, o aumento da parcela
da renda destinada à poupança, que vai sustentar os investimentos
indispensáveis.
A população que deseja melhores serviços das autoridades precisa ter a
consciência de que uma boa educação, não necessariamente formal, é fundamental
para atender melhor as suas aspirações.
(YOKOTA, Paulo. Os problemas da educação no Brasil. Em
http://www.cartacapital.com.br/educacao/os-problemas-da-educacao-no-brasil-657.html
- Com adaptações)
Assinale a opção na qual o termo em destaque inicia uma oração
subordinada substantiva.
a) “A demanda por
cursos técnicos que elevam suas habilidades para o bom exercício da
profissão está em alta.” (7° §)
b) “Muitos reconhecem
que o Brasil é um dos países emergentes que estão melhorando, a duras penas,
a sua distribuição [...].“ (8° §)
c) “Sobre a educação
formal, aquela que pode ser conseguida nos muitos cursos que estão se tornando
disponíveis [...].“ (6° §)
d) “[...] há que se conseguir um aumento
da produtividade do trabalho, que permita, também, o aumento [...].” (8° §)
e) “Para que
haja urna mudança neste quadro é preciso que a sociedade como um todo esteja
convencida [...].“ (5° §)
4. (G1 - cp2 2014)
MÚSICA E POESIA - Luciano Cavalcanti
A relação entre música e poesia vem desde a antiguidade. Na cultura da
Grécia Antiga, por exemplo, poesia e música eram praticamente inseparáveis: a
poesia era feita para ser cantada. 1De acordo com a tradição, a
música e a poesia nasceram juntas. De fato, a palavra “lírica”, de onde vem a
expressão “poema lírico”, significava, originalmente, certo tipo de composição
literária feita para ser cantada, fazendo-se acompanhar por instrumento de
cordas, de preferência a lira.
A partir de então, configuraram-se muitos momentos em que a música e a
poesia se uniram. 2Segundo Antônio Medina Rodrigues, “a grande
poesia medieval quase que foi exclusivamente concebida para o canto. 3O
Barroco, séculos além, fez os primeiros ensaios operísticos, que iriam recolocar
o teatro no coração da música. 4Depois Mozart, com a Flauta
mágica ou D. Giovanni, levaria, como sabemos, esta fusão ao
sublime”.
Durante muito tempo, a poesia foi destinada à voz e ao ouvido. Na Idade
Média, “trovador” e “menestrel” eram sinônimos de poeta. 5Seria
necessário esperar a Idade Moderna para que a invenção da imprensa, 6e
com ela o triunfo da escrita, acentuasse a distinção entre música e poesia. A
partir do século XVI, a lírica foi abandonando o canto para se destinar, cada
vez mais, à leitura silenciosa.
Entretanto, mesmo separado da música, o poema continuou preservando
traços daquela antiga união. Certas formas poéticas, ainda vigentes, como o
madrigal, o rondó, a balada e a cantiga aludem diretamente às formas musicais.
Se a separação de poetas e músicos dividiu a história de um gênero e outro, a
poesia não abandonou de vez a música tanto quanto a música não abandonou de vez
a poesia.
[...]
(Disponível em e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/
2993/2342. Acesso: terça-feira, 12 de novembro de 2013) [adaptado]
“Seria necessário esperar a Idade
Moderna (...)” (referência 5)
A oração subordinada substantiva sublinhada exerce, em relação à
anterior, a seguinte função sintática:
a) complemento
nominal
b) objeto direto
c) predicativo do
sujeito
d) sujeito
5. (Unifesp 2011)
Por causa do
assassinato do caminhoneiro Pascoal de Oliveira, o Nego, pelo – também
caminhoneiro – japonês Kababe Massame, após uma discussão, em 31 de julho de
1946, a população de Osvaldo Cruz (SP), que já estava com os nervos à flor da
pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei* na cidade, saiu às ruas e invadiu casas, disposta a maltratar
“impiedosamente”, na palavra do historiador local José Alvarenga, qualquer
japonês que encontrasse pela frente. O linchamento dos japoneses só foi
totalmente controlado com a intervenção de um destacamento do Exército, vindo
de Tupã, chamado pelo médico Oswaldo Nunes, um herói daquele dia totalmente
atípico na história de Osvaldo Cruz e das cidades brasileiras.
Com o final da
Segunda Guerra Mundial, o eclipse do Estado Novo e o desmantelamento da Shindô-Renmei, inicia-se um ciclo de emudecimento, de
ambos os lados, sobre as quatro décadas de intolerância vividas pelos
japoneses. Do lado local, foi sedimentando- se no mundo das letras a ideia do
país como um “paraíso racial”. Do lado dos imigrantes, as segundas e terceiras
gerações de filhos de japoneses se concentraram, a partir da década de 1950, na
construção da sua ascensão social. A história foi sendo esquecida, junto com o
idioma e os hábitos culturais de seus pais e avós.
(Matinas Suzuki Jr. Folha de
S.Paulo, 20.04.2008. Adaptado.)
* Shindô-Renmei
foi uma organização nacionalista, que surgiu no Brasil após o término da
Segunda Guerra Mundial, formada por japoneses que não acreditavam na derrota do
Japão na guerra. Possuía alguns membros mais fanáticos que cometiam atentados,
tendo matado e ferido diversos cidadãos nipo-brasileiros.
No texto, as
orações (...) que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois
atentados da Shindô-Renmei na cidade (...) e (...) que
encontrasse pela frente (...) são exemplos, respectivamente, de
oração subordinada adjetiva explicativa e subordinada adjetiva
restritiva, porque:
a) a primeira limita
o sentido do termo antecedente (a população de Osvaldo Cruz), enquanto a
segunda explica o sentido do termo antecedente (qualquer japonês).
b) a pausa, antes e
depois da primeira oração, revela seu caráter de restrição e precisão do
sentido do termo antecedente, tal como se dá com a segunda oração.
c) na primeira, a
oração é indispensável para precisar o sentido da anterior, enquanto, na
segunda, a oração pode ser eliminada.
d) a primeira explica
o sentido do termo antecedente (a população de Osvaldo Cruz), enquanto a
segunda limita o sentido do termo antecedente (qualquer japonês).
e) o sentido do termo
“qualquer japonês”, explicado na segunda oração, é determinante para a
compreensão da primeira.
6. (G1 - ifal 2011)
Em 20 de novembro de 1959, foi
proclamada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, com a intenção de
garantir à criança uma infância feliz.
O Estatuto da Criança e do
Adolescente, Lei 8.069, art. 4º, esclarece que os direitos infantis precisam
ser recordados todos os dias como o direito à vida, saúde, alimentação,
educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito,
liberdade e convivência familiar e comunitária.
Disponível em www.oecumene.radiovaticana.org em12/10/2010.
A respeito do
conectivo que, em: “... esclareceu que os direitos infantis precisam ser
recordados...”, podemos dizer que o termo em evidência é classificado como :
a) pronome relativo e
introduz uma oração subordinada adjetiva.
b) pronome relativo e
introduz oração subordinada substantiva.
c) conjunção
integrante e encabeça oração subordinada adverbial.
d) conjunção
integrante e encabeça oração subordinada substantiva.
e) conjunção
explicativa e introduz oração coordenada.
7. (Insper 2011)
Filme-enigma
de Christopher Nolan gera discussões sobre significado e citações ocultas ou
óbvias em sua trama onírica
Certa vez o sábio taoísta Chuang Tzu sonhou que era uma borboleta. Ao
acordar, entretanto, ele não sabia mais se era um homem que sonhara ser uma
borboleta ou uma borboleta que agora sonhava ser um homem.
Será que Dom Cobb está sonhando?
Será que a vida real é esta mesma ou somos nós que sonhamos?
Alguns podem ir ao cinema para
assistir "A Origem", de Christopher Nolan ("Batman - O Cavaleiro
das Trevas") e achar tão chato que vão sonhar de verdade, dormindo na fase
de sono REM.
Mas outros estão sonhando
acordados. Em blogs, sites e grupos de discussão, os já fanáticos pelo filme de
Nolan apontam referências (de mitologia grega), veem citações (de
"Lost"), tecem teorias malucas e conspiratórias (o sonho dentro do
sonho).
Alguns acusam o diretor de
copiar filmes os mais variados, de "Blade Runner" (1982) a
"eXistenZ" (1999), de se inspirar em "2001 - Uma Odisseia no
Espaço" (1968) e até de roubar a ideia de um quadrinho do Tio Patinhas de
2002.
O fato é que Nolan acertou o
alvo. E ele sabia do potencial "nerdístico" de seu filme. Tanto é que
cogitou mudar a canção que toca no filme todo, "Non, Je Ne Regrette
Rien", com Edith Piaf, porque uma das atrizes escaladas, Marion Cotillard,
havia vivido a cantora francesa em um filme de 2007.
Melhor ir ver o filme e não
pensar em escadas... No que você está pensando agora?
(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1908201010.htm)
Em “O fato é que
Nolan acertou o alvo”, o “que” exerce a função de
a) conjunção
integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva.
b) pronome relativo,
pois introduz uma oração subordinada adjetiva.
c) partícula
expletiva, pois, tendo apenas o objetivo de realçar uma ideia, não exerce
função sintática.
d) advérbio de
intensidade, pois atribui uma circunstância ao verbo “acertar”.
e) preposição, pois
relaciona o verbo “ser” à oração subordinada substantiva.
8. (Ibmecsp 2009) Compare estes períodos:
I - Os
investidores que temiam ser vítimas da crise global financeira abandonaram o
mercado de ações.
II - Os
investidores, que temiam ser vítimas da crise global financeira, abandonaram o
mercado de ações.
A respeito do
emprego de vírgulas, é CORRETO afirmar:
a) Em I, a ausência
de vírgulas cria o pressuposto de que ainda há pessoas investindo na Bolsa de
Valores.
b) Em II, a presença
de vírgulas indica que somente alguns investidores temiam ser vítimas da crise
financeira.
c) A análise dos
períodos permite afirmar que as vírgulas têm apenas a função de demarcar pausas
na leitura.
d) Em I,
subentende-se que todos os investidores deixaram de aplicar seu dinheiro no
mercado de ações.
e) Em II, as vírgulas
foram usadas para destacar a ideia de restrição, presente na oração subordinada
adjetiva.
9. (Uerj 2005) A CORRIDA DO OURO
Duzentos anos de
buscas foram necessários para que os portugueses chegassem ao ouro de sua
América. Aos espanhóis não se apresentou o problema da procura e pesquisa dos
metais preciosos. O primeiro trabalho que tiveram os castelhanos foi o de
imediatamente afirmarem a inferioridade daquele homem que se recusava a total
subserviência à majestade de Deus e d'el Rei, através de concepções bastante
convenientes a seus propósitos. O brilho do metal, como o canto da sereia,
tornou-os surdos a qualquer apelo contrário que não fosse o da ambição pelo
ouro e pela prata, tornando-os insensíveis a qualquer consideração humana no
"trabalho" de 1submetimento do indígena, até o seu
extermínio ou à redução, dos que sobreviveram, à condição de servos ou escravos
nas fainas da mineração.
(MENDES Jr., A., RONCARI, L. e
MARANHÃO, R. Brasil história: texto e
consulta. São Paulo. Brasiliense, 1979.)
"através de
concepções BASTANTE CONVENIENTES A SEUS PROPÓSITOS".
Substitua a parte
destacada do trecho acima por uma oração de sentido equivalente, constituída de
pronome relativo e verbo cognato do adjetivo "convenientes".
10. (Uerj 2001)
Na penumbra da
sala do laboratório, uniforme e absolutamente fechada,
Isolada do som e
da luz, isolada do tempo e do espaço,
Procedia-se à
investigação memorável.
Procurava-se
descobrir o espaço completo e geral
Onde se pudesse
definir a pulsação originária;
Pulsação que seria
a substância de todas as vibrações,
Desde as que
iluminam as estrelas Cefeides
Até as que comovem
o coração humano,
As que marcam,
domesticamente, o tempo civil nos relógios
E as que passam
ondulando nas cordas dos violoncelos;
Pulsação que fosse
o sangue de futuros nascimentos e de novas cosmogonias1.
Dela viria a
angústia da matéria dispersa em meio às nebulosas
E que ainda não pôde
se converter em estrelas,
Viria a angústia
das almas inascidas que, com o frio, e o medo de não nascer,
Se abrigam no
ventre das mulheres.
Naquele ambiente
inerte e indeterminado
Reinava um
silêncio liso e sinistro:
Um silêncio que
fora a consequência de rumores especiais e preciosos,
Um
silêncio-fronteira de ruídos apagados em macios de paina e de veludo.
Temia-se, porém, a
inversão do tempo ou o pânico da luz,
Temia-se, sim,
temia-se alcançar a essência do milagre...
Foi então que uma
onda ligeira, perdida e vagabunda,
Uma onda que
rondava, que rondava na sombra do jardim,
Entrou sorrateira,
inesperadamente,
Por uma fresta
imperceptível no rádio:
Era uma voz de
mulher cantando nas Antilhas.
(CARDOZO, Joaquim. Poesias completas. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1971.)
1cosmogonia -
ciência que trata da origem e evolução do universo
"E as que
passam ondulando nas cordas dos violoncelos;" (verso 10)
"Era uma voz
de mulher cantando nas Antilhas." (verso 26)
Reescreva estes
versos substituindo o primeiro gerúndio por um adjetivo e o segundo por uma
oração adjetiva, utilizando formas cognatas nas duas substituições.
11. (Fei 2009) "Trata-se, na verdade, de
uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne
ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo.
Pode ser. Obra de FINADO. Escrevi-a com a pena da GALHOFA e a tinta da
melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse CONÚBIO. Acresce
que a gente grave achará no livro umas aparências de puro romance, ao passo que
a gente FRÍVOLA não achará nele seu romance usual; ei-lo aí fica PRIVADO da
estima dos graves e do amor dos frívolos, que são as duas colunas máximas da
opinião".
Observe o período:
"ei-lo aí fica privado da estima dos graves e do amor dos frívolos, QUE
SÃO AS DUAS COLUNAS MÁXIMAS DA OPINIÃO". Assinale a alternativa que
analise corretamente a oração em destaque:
a) oração coordenada
sindética aditiva
b) oração coordenada
sindética adversativa
c) oração subordinada
substantiva objetiva direta
d) oração subordinada
adverbial temporal
e) oração subordinada
adjetiva explicativa
12. (Mackenzie 2007) Ah, mas falo falso. O senhor sente? Desmente? Eu desminto. Contar é
muito, muito dificultoso. Não pelos anos que se já passaram. Mas pela astúcia
que têm certas coisas passadas - de fazer balancê, de se remexerem dos lugares.
(Guimarães Rosa)
Assinale a alternativa correta.
a) A afirmação de ordem geral e atemporal, no
quinto período, faz-se por meio de uma oração subordinada substantiva subjetiva
reduzida de infinitivo, que se liga a um verbo no Presente do Indicativo, da
oração principal.
b) A ideia é a de que relatar o passado é difícil
por causa do desgaste e do consequente esvaziamento das coisas passadas.
c) Não sabemos se trata de uma narrativa a um
interlocutor, pois o texto não nos dá pistas para isso.
d) O fluir do tempo é apontado como exclusivo
elemento dificultador da narração de fatos passados.
e) Trata-se de um texto que expressa uma prosa oral,
tanto sem estilização nenhuma, quanto com transgressões gramaticais, como é o
caso da colocação pronominal QUE SE JÁ PASSARAM.
13. (Mackenzie 2007) No voo do instante, ele sentiu uma coisinha caindo em seu coração, e
advinhou que era tarde, que nada mais adiantava.
(Guimarães Rosa)
Assinale a
alternativa correta quanto ao texto anterior.
a) O adjunto adverbial anteposto apresenta uma
metáfora que expressa a fugacidade do tempo.
b) A oração subordinada adjetiva reduzida de
gerúndio reforça, pela escolha lexical do verbo, a ideia de leveza, trazida
pelo nome voo.
c) As duas orações subordinadas à oração /e
adivinhou/ apontam para a reversibilidade dos fatos.
d) Na primeira oração, o sujeito COISINHA mostra
o agente da ação de voar.
e) A quinta oração justapõe-se à quarta, na ideia
decrescente da perda.
14. (Puccamp 2005) A alternativa em que se encontra uma oração subordinada substantiva
objetiva direta iniciada com a conjunção SE é:
a) Só obteremos a
aprovação se tivermos encaminhado corretamente os papéis.
b) Haverá
racionamento de água em todo o país, se persistir a seca.
c) Falava como se
fosse especialista no assunto.
d) Se um deles
entrasse, todos exigiriam entrar também.
e) Queria saber dos
irmãos se alguém tinha alguma coisa contra o rapaz.
..................................................................................
Gabarito:
Resposta da questão
1: [C]
A frase [I] apresenta Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, já que
essa oração restringe “todos os brasileiros”, levando-nos a compreender que os
que devem gastar “longas horas de estudo e dedicação” são aqueles “que desejam
ingressar na Força Aérea Brasileira”, e não todos os brasileiros, de maneira
geral. A frase está em conformidade com as normas gramaticais vigentes, pois as
Orações Subordinadas Restritivas não devem ser separadas por vírgula.
Já a frase [II], como está redigida, com vírgulas, é uma Oração
Subordinada Adjetiva Explicativa, e possibilita a conclusão de que todos os
brasileiros, indiscriminadamente, desejam ingressar na Força Aérea Brasileira.
Resposta da questão
2: [B]
Em [B], a palavra “que” tem função de pronome relativo, pois retoma
termos anteriores no período. No caso, retoma “o casal Will e Jada Pinkett
Smith”.
Resposta da questão
3: [B]
O termo em destaque introduz uma oração que funciona como objeto direto.
Portanto, trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
Resposta da questão
4: [D]
Podemos substituir “esperar a Idade Moderna” pelo termo “isso”. Dessa
forma, tem-se a oração “Seria necessário isso”,
ou, invertendo a ordem dos termos: “Isso
seria necessário”. A partir dessa inversão, fica claro que o termo “isso”
exerce a função de sujeito, uma vez que o verbo se refere a ele, ou seja, isso (“esperar a Idade Moderna”) que
seria necessário.
Resposta da questão
5: [D]
As classificações “explicativa” e “restritiva”, aplicadas às orações
subordinadas adjetivas, distinguem o tipo de função que essas orações
desempenham na frase. As explicativas realçam um detalhe do termo antecedente
que já se encontra definido como um todo (a população de Oswald Cruz). As
restritivas limitam o significado do antecedente, referindo-se apenas a uma
parte do conjunto (qualquer japonês).
Resposta da questão
6: [D]
Trata-se de uma conjunção subordinativa integrante que inicia uma oração
subordinada substantiva objetiva direta. Assim, é correta a opção [D].
Resposta da questão
7: [A]
A frase é constituída de duas orações: “O fato é”, oração principal e
“Que Nolan acertou o alvo”, oração subordinada substantiva predicativa,
iniciada pela conjunção integrante “que”, como se afirma em [A].
Resposta da questão
8: [A]
Resposta da questão 9:
que convinham bastante a seus
propósitos
Resposta da questão 10:
Uma dentre as possibilidades:
- E as que passam
ondulantes nas cordas dos violoncelos;
- E as que passam
ondeantes nas cordas dos violoncelos;
Uma dentre as
possibilidades:
- Era uma voz de
mulher que cantava nas Antilhas.
- Era uma voz de mulher a cantar nas Antilhas.
Resposta da questão
11: [E]
Resposta da questão
12: [A]
Resposta da questão
13: [A]
Resposta da questão
14: [E]
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