segunda-feira, 15 de junho de 2020

Namorando com pronomes: os pronomes e a coesão textual

Para falarmos sobre a influência dos pronomes na coesão textual, é importante pensarmos em duas perguntas básicas: o que é pronome? O que é coesão textual?

O pronome é a classe gramatical responsável por substituir ou acompanhar um nome, geralmente um substantivo. Veja abaixo um trecho do soneto da fidelidade, de Vinícius de Moraes:

 

SONETO DE FIDELIDADE – Vinícius de Moraes

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

Os vocábulos “meu” e “seu” são pronomes por acompanharem os substantivos a que se referem: amor, pensamento, canto, riso, pranto, pesar e contentamento. Já o pronome “lo” substitui a palavra amor, evitando a repetição dessa palavra. Respondido o questionamento sobre o que é pronome, leia um trecho do poema “Todas as cartas de amor são ridículas, de Álvaro de Campos:

Todas as Cartas de Amor são Ridículas – Fernando Pessoa, Álvaro de Campos

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Nesse poema, há várias vezes a repetição do termo “cartas de amor”. No caso apresentado, essa repetição é um recurso estilístico que dá expressividade ao texto, mas em um texto dissertativo, em uma prova de concurso, a presença excessiva de um mesmo termo deixa o texto confuso, desorganizado. A coesão textual se refere à organização, à estrutura do texto.
                Os pronomes auxiliam na coesão textual ao substituir vocábulos e, assim, evitar sua repetição nos textos. Há várias classificações de pronomes, mas três classificações específicas contribuem mais nesse processo: os pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo, os pronomes possessivos e os pronomes demonstrativos.


EXERCÍCIOS

01.   Leia os trechos de música abaixo, identifique os pronomes, seus referentes e classifique-os em pessoal do caso reto, pessoal do caso oblíquo, possessivo ou demonstrativo.

a)       Na mira – Negra Li
O meu coração é um músculo involuntário
E ele pulsa por você
Um dia eu vou estar contigo
E você vai estar na minha
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      Não precisa mudar – Ivete Sangalo
Não precisa mudar
Vou me adaptar ao seu jeito
Seus costumes, seus defeitos
Seu ciúme, suas caras
Pra que mudá-las?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)       Meu abrigo – Melim

Você é a razão da minha felicidade
Não vá dizer que eu não sou sua cara-metade
Meu amor, por favor, vem viver comigo
No seu colo é o meu abrigo
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)      Que Sorte a Nossa - Matheus e Kauan
Tantos sorrisos por aí, você querendo o meu
Tantos olhares me olhando e eu querendo o seu
Eu não duvido não, que não foi por acaso
Se o amor bateu na nossa porta, que sorte a nossa
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

e)      Você é Linda- Caetano Veloso

Linda
E sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer
E diz
Você é linda
Mais que demais
Você é linda sim
Onda do mar do amor
Que bateu em mim
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) Eu Sei Que Vou Te Amar – Tom Jobim

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa ausência tua me causou
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

g)       Amor I love You – Marisa Monte
Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma
Me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Assista ao vídeo com a minha aula com esse tema! 
https://www.facebook.com/semednilopolis/videos/750483462158591/

2 comentários:

  1. Quero um poema que tenha em destaque pronomes passivos , oblíquo e pronome pessoas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo trabalhar com trechos ou pedir para os alunos pesquisarem o uso em músicas. Ainda não encontrei um único texto que dê para trabalhar totalmente todos esses tipos de pronomes.

      Excluir