quinta-feira, 4 de junho de 2020

Os modos verbais em campanhas publicitárias + Exercícios (BNCC)

OS MODOS VERBAIS


Para conhecer os modos verbais, leia a mensagem abaixo seguindo as orientações:


Em meio a um momento de incertezas, o texto acima nos incentiva a ver de forma diferente tudo o que está acontecendo ao nosso redor, valorizando a esperança de dias melhores e incentivando o otimismo.
Quando lemos a mensagem, vemos a presença de verbos que vão trazendo afirmações positivas ou negativas dependendo da ordem em que fazemos a leitura: “é insuperável”, “é um absurdo”, “vamos sair disso”, “temos que nos render”, “se engana”, “valerá a pena”. Todos esses verbos trazem a ideia de certeza, de realidade, desempenhando um papel essencial na construção do texto. O modo verbal responsável por essa construção é o indicativo.
Outro modo verbal importante na construção do texto é o imperativo: “Leia nos dois sentidos”. É graças a essa instrução que chegamos às duas mensagens propostas e refletimos sobre a importância de ver o lado positivo dos acontecimentos. O modo imperativo expressa ordem, pedido, conselho, instruções e, sorte a nossa, ter seguido a ordem que nos foi dada!
Além do indicativo e do imperativo, há o modo subjuntivo. Este indica dúvida, incerteza, desejo. Exemplo: Talvez tudo mude se mudarmos a forma de olhar as coisas. O “talvez” também auxilia na ideia de dúvida. Mas, apesar das incertezas do subjuntivo, nos manteremos sempre otimistas!


EXERCÍCIOS

Leia mais uma campanha em favor da positividade e responda às questões abaixo. 

               

01.   Na campanha acima, o verbo abraçar assume dois sentidos que se complementam. Identifique-os.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02.   Considerando a mensagem expressa na campanha, explique a expressão “abraçar o planeta inteiro”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03.   Identifique o modo verbal predominantemente utilizado no texto e exemplifique-o.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04.   Embora seja comum o uso do modo imperativo em campanhas publicitárias, este não é apresentado no texto. Ainda assim, é possível perceber um conselho sendo dado à população.
Reescreva a oração “Eu abraço bons pensamentos, esperança, ideias de paz e vibrações de amor” fazendo uso do modo imperativo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

05.   A hashtag #prevencaosefazemgrupo também é um elemento de extrema importância no texto. Explicite essa importância.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                                             GABARITO

01.   Abraçar representa tanto um gesto físico de carinho (como expresso na imagem) quanto a ação de acolher a campanha e fazer parte dela.

02.   Ao usar a expressão “abraçar o planeta inteiro”, a campanha intensifica sua importância, indicando que os bons pensamentos, a esperança, as ideias de paz e vibrações de amor tem influência e pode mudar o convívio de todos os que estão vivenciando o período de isolamento social.

03.   No texto, é utilizado, predominantemente, o modo indicativo. Exemplos: “abraço”, “amo”, “precisa”.

04.   Abrace bons pensamentos, esperança, ideias de paz e vibrações de amor.

05.   A hashtag #prevencaosefazemgrupo é uma forma de incentivar a participação de todos na campanha, pois é um modo de divulgá-la e de reforçar a importância da unidade nas ações.




HABILIDADES DESENVOLVIDAS

EF06LP05
Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.

EF06LP04
Analisar a função e as flexões (...) e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo (afirmativo e negativo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário