O anúncio publicitário (ou simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
As principais características do anúncio publicitário são:
·
Caráter comercial
·
Linguagem verbal e não verbal
·
Linguagem simples
·
Textos relativamente curtos
·
Textos persuasivos e atrativos
·
Humor, ironia e criatividade
·
Verbos no modo imperativo
·
Figuras e vícios de linguagem
·
Uso de cores, imagens, fotografias
EXERCÍCIOS
Disponível em: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02.
O anúncio apresentado é de Minas Gerais, mas
poderia circular no Rio de Janeiro também. Explique por que isso seria
possível.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.
Explicite a importância das imagens para a
construção o texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.
Transcreva do anúncio acima o termo que dialoga
diretamente com o público alvo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05.
Alguns elementos no texto nos permitem indicar
que ele foi projetado para o início da pandemia. Identifique esses elementos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GABARITO
01. O objetivo do anúncio é apresentar as medidas de prevenção contra o coronavírus.
(EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
Anúncio ou propaganda?
ResponderExcluirAnúncio publicitário, mesmo. Propaganda se refere mais à venda de produtos e/ou serviços ;)
Excluir