sábado, 30 de janeiro de 2021

As características do gênero anúncio publicitário

 anúncio publicitário (ou simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.

 As principais características do anúncio publicitário são:

·         Caráter comercial

·         Linguagem verbal e não verbal

·         Linguagem simples

·         Textos relativamente curtos

·         Textos persuasivos e atrativos

·         Humor, ironia e criatividade

·         Verbos no modo imperativo

·         Figuras e vícios de linguagem

·         Uso de cores, imagens, fotografias

 Disponível em: https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-anuncio-publicitario/. Adaptado.


EXERCÍCIOS

 Leia o anúncio abaixo e responda às questões a seguir.

 

Disponível em: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/

  01.   Identifique o objetivo do anúncio publicitário acima.

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02.   O anúncio apresentado é de Minas Gerais, mas poderia circular no Rio de Janeiro também. Explique por que isso seria possível.

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03.   Explicite a importância das imagens para a construção o texto.

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04.   Transcreva do anúncio acima o termo que dialoga diretamente com o público alvo.

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05.   Alguns elementos no texto nos permitem indicar que ele foi projetado para o início da pandemia. Identifique esses elementos.

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GABARITO

01.   O objetivo do anúncio é apresentar as medidas de prevenção contra o coronavírus.

 02.   Isso é possível porque as formas de prevenção contra o coronavírus é um tema de comum interesse em todos os estados do Brasil.

 03.   As imagens ilustram as medidas de prevenção contra o coronavírus.

 04.   O termo que dialoga diretamente com o público alvo é “conheça”.

 05.   A presença do verbo “conhecer” indica que as ações representadas não são de domínio da população. A presença do termo “novo” também nos mostra que seu surgimento é uma novidade.


HABILIDADES BNCC

(EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

(EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.


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