O anúncio publicitário (ou simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
Os
publicitários, ou seja, aqueles que produzem os anúncios publicitários,
utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de
imagens, de linguagem simples e humor. São repletos de verbos no imperativo, o
modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!
Podem
ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos
orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.
Disponível
em: https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-anuncio-publicitario/. Adaptado.
EXERCÍCIOS
Leia o anúncio abaixo e
responda às questões a seguir.
Disponível em: https://www.arapongas.pr.gov.br/7518_noticia
01.
Identifique o objetivo do anúncio publicitário
acima.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02.
O anúncio apresentado é de Arapongas, uma cidade
que fica na região Sul do Brasil, mas poderia circular no Rio de Janeiro
também. Explique por que isso seria possível.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.
Identifique o público alvo do anúncio.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.
Relacione a linguagem utilizada no texto a seu
público alvo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05.
Explicite a importância da imagem para a
construção do anúncio publicitário.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
01. O objetivo do anúncio publicitário é mostrar que o uso da máscara é essencial e deve ser constante.
(EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário