Como o conto tem uma origem popular, é muito comum se ter diferentes adaptações de um mesmo texto. Essas adaptações podem ser em relação aos personagens e ao lugar da história. Em alguns casos, o final também é totalmente modificado, se tornando inesperado.
EXERCÍCIOS
Era uma vez um
sapo.
Certo dia,
quando estava sentado na sua vitória-régia, viu uma linda princesa descansando
à beirado lago. O sapo pulou dentro da água, foi nadando até ela e mostrou a
cabeça por cima das plantas aquáticas.
“Perdão, ó
linda princesa”, disse ele com sua voz mais triste e patética. “Será que eu
poderia contar com a vossa ajuda?”
A princesa
estava prestes a dar um salto e sair correndo, mas ficou com pena daquele sapo
com sua voz tão triste e patética.
Assim, ela
perguntou: “O que fazer para te ajudar, sapinho?”.
“Bem”, disse o
sapo. “Na verdade, eu não sou um sapo, mas um belo príncipe transformado em sapo
pelo feitiço de uma bruxa malvada. E esse feitiço só pode ser quebrado pelo
beijo de uma linda princesa.”
A princesa
pensou um pouco, depois ergueu o sapo nas mãos e lhe deu um beijo.
“Foi só uma brincadeira”,
disse o sapo.
Pulou de volta
no lago, e a princesa enxugou a baba do sapo dos seus lindos lábios. Fim.
01. O
texto acima é uma adaptação de um famoso conto infantil. Identifique-o.
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03. O final é surpreendente porque, considerando o texto original, era esperado que o príncipe se transformasse em sapo.
04. As aspas são utilizadas ao longo do texto para representar as falas da princesa e do sapo.
HABILIDADES BNCC
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.
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