sábado, 30 de maio de 2020

As características do gênero romance + Exercícios (BNCC)


AS CARACTERÍSTICAS DO ROMANCE

Quando falamos de romance, muitos imaginam imediatamente um caso de amor, mas, no universo literário, nos deparamos com uma grande diversidade de romances: policial, de aventura, regional, histórico... Diferentes temas podem ser abordados nesse gênero textual. O que o diferencia de outros é a sua estrutura. O romance é uma narrativa ficcional longa escrita em prosa com personagens que vivenciam conflitos ou situações dramáticas durante um período de tempo. Quatro elementos básicos fazem parte dessa estrutura: narrador, personagem, enredo e tempo.
O narrador é aquele que conta a história. Ele pode participar do romance como personagem, narrando em primeira pessoa; pode ser apenas um observador que narra, em terceira pessoa, tudo o que vê e ouve; ou ainda um narrador onisciente, que sabe de tudo, inclusive dos pensamentos, sentimentos e motivações dos personagens.
Personagens são os agentes na história, os que praticam as ações e a partir dos quais a narrativa é desenvolvida.
O enredo é o nome dado à sequência de fatos narrados na história. No enredo, são apresentadas as situações de conflito e é desenvolvido o tema central da narrativa.
Todas as ações dos personagens, assim como o enredo, são organizadas em uma linha temporal, que pode seguir uma sequência cronológica, com data e momento demarcado; ou psicológico, com uma marcação subjetiva, valorizando-se as memórias e reflexões dos personagens.



EXERCÍCIOS

Leia um trecho do romance “O Quinze”, de Raquel de Queiroz e responda às questões abaixo.

         Na primeira noite, arrancharam-se numa tapera que apareceu junto da estrada, como um pouso que uma alma caridosa houvesse armado ali para os retirantes.
         O vaqueiro foi aos alforjes e veio com uma manta de carne de bode, seca, e um saco cheio de farinha, com quartos de rapadura dentro.
         Já as mulheres tinham improvisado uma trempe e acendiam o fogo. E a carne foi assada sobre as brasas, chiando e estalando o sal. Pondo na boca o primeiro pedaço, Chico Bento cuspiu:
         – Ih! sal puro! Mesmo que pia!
         Mocinha explicou:
          – Não tinha água mode lavar...
         Sem se importarem com o sal, os meninos metiam as mãos na farinha, rasgavam lascas de carne, que engoliam, lambendo os dedos. 
         Cordulina pediu: 
         – Chico, vê se tu arranja uma aguinha pro café...
         Apesar da fadiga do longo dia de marcha, Chico Bento levantou-se e saiu; a garganta seca e ardente, parecendo ter fogo dentro, também lhe pedia água.
         Os meninos, passado o furor do apetite, exigiam com força o que beber; gemiam, pigarreavam, engoliam mais farinha, ou lambiam algum taco de rapadura, entretendo com o doce a garganta sedenta.
         Pacientemente, a mãe os consolava:
         – Esperem aí, seu pai já vem...
         Em meia hora, realmente, ele chegou, com a cabaça cheia duma água salobra que arranjara a quase um quilômetro de distância. 
         O Josias, que era o que mais se lastimava e mais tossia, correu para o pai, tomou-lhe a vasilha da mão e colando às bordas a boca sôfrega, em sorvos lentos, deliciados, sugou a água tão esperada; mas os outros, avançando, arrebataram-lhe a cabaça.
         Aflita, Cordulina interveio:
         – Seus desesperados! Querem ficar sem café?

01.   A presença do narrador é essencial para a construção de uma narrativa. Identifique o tipo de narrador presente no romance.
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02.   O romance de Raquel de Queiroz apresenta diversos personagens.  Identifique-os.
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03.   Apesar de não haver uma descrição completa dos personagens, há indícios de sua personalidade ao longo do texto. Transcreva trechos em que é possível identificar a caracterização dos personagens através de suas ações.
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04.   As ações dos personagens estão organizadas cronologicamente no romance. Comprove essa afirmativa a partir de elementos do texto.
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05.   Durante o diálogo, há a presença de regionalismos e linguagem informal. Transcreva do texto exemplos desse uso da língua.
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GABARITO

01.   No romance há a presença de um narrador observador.

02.   Os personagens são: o vaqueiro, Chico Bento, a mocinha, Cordulina, Josias, a mãe, os meninos e as mulheres.

03.   Alguns trechos que caracterizam os personagens são:
- “Pacientemente, a mãe os consolava”
- “O Josias, que era o que mais se lastimava e mais tossia”
- “Aflita, Cordulina interveio”
- “– Seus desesperados!”

04.   Sabemos que o texto está organizado cronologicamente devido ao uso de expressões temporais, como “Na primeira noite”, “passado o furor do apetite”, “Em meia hora” e de sequência de ações: “Pondo na boca o primeiro pedaço, Chico Bento cuspiu”, “os meninos metiam as mãos na farinha, rasgavam lascas de carne, que engoliam, lambendo os dedos.”, “Chico Bento levantou-se e saiu”.

05.   Há a presença desse uso da língua em: “Não tinha água mode lavar” e “– Chico, vê se tu arranja uma aguinha pro café”.


HABILIDADE DESENVOLVIDA (BNCC)


EF69LP47
Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico gramaticais próprios a cada gênero narrativo.




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