sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

As características do poema

 O poema é um gênero textual pertencente à literatura. A subjetividade é uma de suas características principais, porque expressa sentimentos e opiniões através de um eu-lírico, a voz do poema, que pode coincidir ou não com a do próprio autor.

 Além da subjetividade, há elementos que se relacionam a sua estrutura. São eles:

·        Verso: cada linha do poema, considerada uma unidade poética.

 ·    Estrofe: conjunto de versos que, geralmente, apresentam sentido completo. As estrofes são demarcadas por um espaço em branco entre elas.

 ·         Ritmo: musicalidade presente no poema. A escolha das palavras de acordo com a posição de sua sílaba tônica e/ou o tamanho dos versos são estratégias utilizadas para se provocar a melodia no texto.

 ·         Rima: recurso utilizado para dar sonoridade ao poema. É o resultado da apresentação de palavras com sons iguais ou semelhantes, posicionadas, geralmente, ao final de diferentes versos.


EXERCÍCIOS


01.   Leia o poema abaixo e responda às questões a seguir.

 

  Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz - Otávio Roth

 Passarinho na janela

Pijama de flanela,

Brigadeiro na panela.

 

Gato andando no telhado,

Cheirinho de mato molhado,

Disco antigo sem chiado.

 

Pão quentinho de manhã,

Drops de hortelã,

Grito do Tarzan.

 

Tirar a sorte no osso,

Jogar pedrinha no poço,

Um cachecol no pescoço.

Papagaio que conversa,

Pisar em tapete persa,

Eu te amo e vice-versa.

 

Vaga-lume aceso na mão,

Dias quentes de verão,

Descer pelo corrimão.

 

Almoço de domingo,

Revoada de flamingo,

Herói que fuma cachimbo.

 

Anãozinho de jardim,

Lacinho de cetim

Terminar o livro assim.

Disponível em: https://www.tudoepoema.com.br/otavio-roth-duas-duzias-de-coisinhas-a-toa-que-deixam-a-gente-feliz/

 

 01.   Identifique o tema do texto.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 02.   O texto acima pertence ao gênero textual poema. Indique os elementos que comprovam essa afirmativa.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

03.   Ao longo do texto, há o uso de diferentes palavras no diminutivo. Explicite o efeito de sentido ocasionado por esse uso.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04.   Transcreva do texto três exemplos de palavras que rimam entre si.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 05.   Indique a quantidade de versos e estrofes presentes no poema.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 06.   Relacione o uso de adjetivos no texto ao título do poema.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

GABARITO

 01.   O tema do texto é a felicidade que o eu-lírico sente diante de elementos do cotidiano.

 02.   Sabemos que o texto é um poema devido ao fato de apresentar versos, estrofes, ritmo e rimas.

 03.   As palavras no diminutivo, como “quentinho”, “pedrinha” e “lacinho”, expressam a afetividade sentida pelo eu-lírico em relação aos elementos descritos.

 04.   Alguns exemplos possíveis: “janela/flanela/panela”, “telhado/molhado/chiado”, “manhã/hortelã/Tarzan”, dentre outros.

 05.   No poema, há 24 versos e 8 estrofes.

 06.   Os adjetivos ao longo do poema, como “antigo”, “molhado” e “quentes”, ajudam a descrever as coisinhas que deixam o eu-lírico feliz, conforme indicado no título do texto.



HABILIDADES BNCC

(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

(EF67LP31) Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.

(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário