Nos exercícios a seguir, você irá praticar a classificação morfológica das palavras, associando-a à compreensão textual.
01.
(Enem PPL 2012) MORUMBI PRÓXIMA AO COL. PIO XII
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Os gêneros
textuais nascem emparelhados a necessidades e atividades da vida sociocultural.
Por isso, caracterizam-se por uma função social específica, um contexto de uso,
um objetivo comunicativo e por peculiaridades linguísticas e estruturais que
lhes conferem determinado formato. Esse classificado procura convencer o leitor
a comprar um imóvel e, para isso, utiliza-se:
a) da predominância das formas imperativas dos
verbos e de abundância de substantivos.
b) de uma riqueza de adjetivos que modificam os
substantivos, revelando as qualidades do produto.
c) de uma enumeração de vocábulos, que visam
conferir ao texto um efeito de certeza.
d) do emprego de numerais, quantificando as
características e aspectos positivos do produto.
e) do uso de letras de diversos tamanhos, destacando
os pontos principais para o possível interessado.
Texto para as questões 02, 03, 04 e 05
O ARRASTÃO
Estarrecedor,
nefando, inominável, infame. Gasto logo os adjetivos porque eles fracassam em
dizer o sentimento que os fatos impõem. Uma trabalhadora brasileira,
descendente de escravos, como tantos, que cuida de quatro filhos e quatro
sobrinhos, que parte para o trabalho às quatro e meia das manhãs de todas as
semanas, que administra com o marido um ganho de mil e seiscentos reais, que
paga pontualmente seus carnês, como milhões de trabalhadores brasileiros, é
baleada em circunstâncias não esclarecidas no Morro da Congonha e, levada como
carga no porta-malas de um carro policial a pretexto de ser atendida, é
arrastada à morte, a céu aberto, pelo asfalto do Rio.
Não vou me deter
nas versões apresentadas pelos advogados dos policiais.1Todas as
vozes terão que ser ouvidas, e com muita atenção à voz daqueles que nunca são
ouvidos. Mas, antes das versões, o fato é que esse porta-malas, ao se abrir
fora do script, escancarou um real que está acostumado a existir na
sombra.
O marido de
Cláudia Silva Ferreira disse que, se o porta-malas não se abrisse como abriu
(por obra do acaso, dos deuses, do diabo), esse seria apenas “mais um caso”. 2Ele
está dizendo: seria uma morte anônima, 3aplainada pela surdez da 4praxe,
pela invisibilidade, uma morte não questionada, como tantas outras.
5É uma imagem verdadeiramente surreal, não
porque esteja fora da realidade, mas porque destampa, por um “acaso objetivo”
(a expressão era usada pelos 6surrealistas), uma cena 7recalcada
da consciência nacional, com tudo o que tem de violência naturalizada e
corriqueira, tratamento degradante dado aos pobres, estupidez elevada ao
cúmulo, ignorância bruta transformada em trapalhada 8transcendental,
além de um índice grotesco de métodos de camuflagem e desaparição de pessoas. 9Pois
assim como 10Amarildo é aquele que desapareceu das vistas, e não faz
muito tempo, Cláudia é aquela que subitamente salta à vista, e ambos soam,
queira-se ou não, como o verso e o reverso do mesmo.
O acaso da queda
de Cláudia dá a ver algo do que não pudemos ver no caso do desaparecimento de
Amarildo. A sua passagem meteórica pela tela é um desfile do carnaval de horror
que escondemos. 11Aquele carro é o carro alegórico de um Brasil, de
um certo Brasil que temos que lutar para que não se transforme no carro
alegórico do Brasil.
3 aplainada − nivelada
4 praxe − prática, hábito
6 surrealistas −
participantes de movimento artístico do século 20 que enfatiza o papel do
inconsciente
7 recalcada − fortemente
reprimida
8 transcendental − que supera
todos os limites
10 Amarildo − pedreiro
desaparecido na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, em 2013, depois de ser
detido por policiais
02.
(Uerj
2015 - Adaptada) Aquele carro é o carro alegórico de um Brasil, de
um certo Brasil que temos que lutar para que não se transforme no carro
alegórico do Brasil. (ref. 11)
A sequência do emprego dos artigos em “de um Brasil” e “do Brasil”
representa uma relação de sentido entre as duas expressões, intimamente ligada
a uma preocupação social por parte do autor do texto. Essa relação de sentido
pode ser definida como:
a) ironia .
b) conclusão.
c) causalidade.
d) generalização.
e) conformidade.
03.
(Uerj
2015 - Adaptada) No início do texto, ao expressar sua
indignação em relação ao tema abordado, o autor apresenta uma reflexão sobre o
emprego de adjetivos. Essa reflexão está associada à seguinte ideia:
a) o fato exige análise criteriosa.
b) o contexto constrói ambiguidade.
c) a linguagem se mostra insuficiente.
d) a violência pede descrição cuidadosa.
e) a imagem
é facilmente manipulada.
04.
(Uerj
2015 – Adaptada) Ele está dizendo: seria uma morte anônima,
aplainada pela surdez da praxe, pela invisibilidade, uma morte não questionada,
como tantas outras. (ref. 2)
Logo após citar a declaração do marido de Cláudia, o autor a explica. Em
relação a essa declaração, a explicação do autor produz o efeito de:
a) enfatizar seu conteúdo.
b) corrigir sua construção.
c) enumerar seus detalhes.
d) evidenciar suas incoerências.
e) contrapor-se à sua simplicidade.
05.
(Uerj 2015
- Adaptada) É
uma imagem verdadeiramente surreal, (ref. 5)
Na argumentação desenvolvida pelo autor, a imagem do porta-malas do
carro da polícia expressa sentidos ambivalentes em relação à violência. Esses
sentidos podem ser definidos como:
a) achar – perder.
b) socorrer – redimir.
c) esconder – revelar.
d) orientar – desorientar.
e) ocultar – denunciar.
Vivemos numa
cultura marcada pelo individualismo afetivo e prático. Vivemos sob um sistema
socioeconômico globalizado que prioriza o lucro e a produtividade em prejuízo
das pessoas. As consequências são sentidas por todos nós, e mais duramente
pelos pobres.
A lógica do
mercado decreta friamente que eles são um estorvo, não deveriam ter filhos e
melhor seria se simplesmente não existissem. Seus rostos famintos nos
incomodam, seus filhos miseráveis nos revoltam.
MIRANDA,
Mário de F. "Promover a vida". In:
O GLOBO. 12 de dezembro de 2002. p. 6.
06.
(Ufrrj
2004) Os dois primeiros períodos do texto iniciam-se com verbos na primeira
pessoa do plural - VIVEMOS. Esta estratégia utilizada pelo autor serve para
indicar que, tanto ele (autor) quanto nós (leitores),
a) somos cúmplices na situação descrita pelo
texto.
b) sentimo-nos impotentes diante da situação
descrita pelo texto.
c) temos um compromisso com a mudança
histórica.
d) dependemos do estado de coisas descrito para
sobreviver.
e) convivemos com um estado de coisas que
combatemos necessariamente.
Cineclube em SP realiza feira de trocas mensalmente
No último domingo (7), a associação Cineclube
Socioambiental Crisantempo, localizada na Vila Madalena, bairro da zona oeste
de São Paulo, realizou uma feira em que os moradores puderam trocar objetos
entre si. A iniciativa busca incentivar o consumo consciente e levar para o
espaço o conceito de economia solidária.
A feira de trocas acontece uma vez por mês, sempre aos domingos. O grupo
aconselha levar livros, roupas, CDs, DVDs, aparelhos eletrônicos, brinquedos,
objetos de decoração, objetos em geral que estejam em bom estado.
Fonte:
http://cicIovivo.com.br/noticia/cinecIube-em-sp-realiza-feira-de-trocas-mensaImente/.
07.
(G1 -
cp2 2017) “No último domingo (7), a associação Cineclube Socioambiental
Crisantempo, localizada na Vila Madalena, bairro da zona oeste de São Paulo,
realizou uma feira em que os
moradores puderam trocar objetos entre si.”
“A feira de trocas acontece uma vez por mês, sempre aos
domingos.”
Em relação aos
artigos sublinhados nas duas passagens do texto, pode-se dizer que
a) na primeira, usou-se o artigo definido para
apresentar um elemento, e depois se usou o indefinido para retomar esse
elemento.
b) na
primeira, usou-se o artigo indefinido para apresentar um elemento, e depois se
usou o definido para retomar esse elemento.
c) na primeira passagem, o artigo indefinido é
desnecessário não não apresentar informação relevante sobre seu referente.
d) nas duas passagens, usou-se o artigo
indefinido para não determinar o elemento sobre o qual se está falando.
e) nas
duas passagens, usou-se o artigo definido para retomar a um elemento citado
anteriormente.
Já se
sentiu vítima de algum tipo de marginalização e/ou discriminação dentro de sua universidade?
Infelizmente, devo dizer que sim. Não se
trata de discriminação ou marginalização pelo fato de ser brasileiro, porém.
Trata-se de uma dificuldade (talvez natural) que tem um "novo
imigrante" em penetrar na "elite" da sociedade local, que controla as posições de poder. Essa elite é
constituída por pessoas que estudaram juntas na escola, que fizeram o serviço
militar juntas, que pertencem ao mesmo partido político, etc. e que se apoiam
mutuamente. Tive a oportunidade de
sentir esse tipo de hostilidade quando
fui eleito diretor da Faculdade de Ciências Humanas. Cheguei mesmo a ouvir
expressões como "a máfia latino-americana em nossa faculdade", quando
somos nada mais que dois professores titulares de procedência latino-americana.
Mas, verdade seja dita, trata-se de uma hostilidade proveniente dos que estavam
habituados ao poder e não se conformavam em perdê-lo.
A maioria não só me elegeu, mas também me
apoiou e continua apoiando as reformas que instituí em minha gestão.
DASCAL,
Marcelo. Entrevista publicada no caderno Mais
/ Folha de S. Paulo, 18/05/2003.
08.
(Uerj
2004 - Adaptada) Certos substantivos participam do processo
de coesão textual quando recuperam alguma informação ou conceito já enunciado. O
termo do texto que tem esta função é:
a) universidade.
b) sociedade.
c) oportunidade.
d) hostilidade.
e) gestão.
09.
(G1 -
cp2 2017) Na tirinha, Mafalda utiliza o adjetivo “ingênuos” porque
a) ironiza a sensação de mudança manifestada
pelo pai.
b) entende a fala do pai como uma mudança real
de identidade.
c) considera que aqueles que enviam cartas não
entendem de viagens.
d) considera que aqueles que enviaram as cartas
não conhecem bem a vida.
e) reconhece
a importância de se lembrar das responsabilidades diante de mudanças.
OLHOS DE RESSACA
Enfim,
chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido,
e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também,
as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma.
Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela,
Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente
fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas.
As
minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando
a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e
quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que
os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem
palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se
quisesse tragar também o nadador da manhã.
(ASSIS,
Machado de. Dom Casmurro. Capítulo
123. São Paulo: Martin Claret, 2004.)
10.
(Uerj
2005 - Adaptada) No texto, a descrição dos fatos não é
objetiva, pois temos acesso aos traços e às ações dos demais personagens apenas
por meio do olhar comprometido do personagem-narrador.
A alternativa que indica uma estratégia
utilizada pelo personagem-narrador para expressar um ponto de vista individual
dos fatos e a passagem que a exemplifica é:
a) narração em 1ª pessoa - "As
minhas cessaram logo."
b) enumeração de ações - "Consolava a
outra, queria arrancá-la dali."
c) seleção de adjetivos e advérbios - "tão
fixa, tão apaixonadamente fixa".
d) apresentação de períodos simples - “As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as
dela”.
e) imprecisão cronológica - "Momento houve
em que os olhos de Capitu fitaram o defunto".
Texto para as questões 11 e 12
A invasão dos blablablás
O planeta é
dividido entre as pessoas que falam no cinema − e as que não falam. É uma
divisão recente. Por décadas, os falantes foram minoria. E uma minoria
reprimida. Quando alguém abria a boca na sala escura, recebia logo um
shhhhhhhhhhhhh. E voltava ao estado silencioso de onde nunca deveria ter saído.
(...)
Não é uma questão
de estilo, de gosto. Pertence ao campo do respeito, da ética. Cinema é a
experiência da escuta de uma vida outra, que fala à nossa, mas nós não falamos
uns com os outros. 1No cinema, só quem fala são os atores do filme.
Nós calamos para que eles possam falar. Nossa vida cala para que outra fale.
Isso era cinema. Agora mudou. É estarrecedor, mas os
blablablás venceram. Tomaram conta das salas de cinema. E, sem nenhuma
repressão, vão expulsando a todos que entram no cinema para assistir ao filme
sem importunar ninguém.
Eliane Brum. revistaepoca.globo.com, 10/08/2009
11. (Uerj
2014 - Adaptada) O texto é centrado na expressão onomatopaica blablablá, que
normalmente se escreve no lugar de uma longa fala irrelevante. A autora, no
entanto, lhe empresta outro sentido e outra função. No texto, a expressão os
blablablás se refere àqueles que:
a) fazem
fala irrelevante.
b) tratam de
assuntos banais.
c) reprimem
pessoas desatentas.
d) discutem
ética de espectadores.
e) falam em
momento inapropriado.
12.
(Uerj
2014 - Adaptada) Isso era cinema.
No entanto, ele assume o sentido específico
de indicar uma mudança sem retorno na seguinte reescritura:
a) Isso foi o cinema.
b) Isso será o cinema.
c) Isso seria o cinema.
d) Isso tem sido o cinema.
e) Isso teria sido o cinema.
As duas manas Lousadas! Secas, escuras e
gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as
esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências,
as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa,
pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta,
poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus
olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua,
entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente.
(Eça
de Queirós, A ilustre Casa de Ramires)
13.
(Fuvest
2000) No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos
indefinidos têm como efeito, respectivamente,
a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.
b) acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.
c) definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.
d) particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência.
e) associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.
a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.
b) acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.
c) definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.
d) particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência.
e) associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.
(Uma empresa com prêmios internacionais não poderá oferecer menos do
que a melhor qualidade em impressão digital do mundo)
14.
(ENEM) A rapidez é destacada como uma das
qualidades do serviço anunciado, funcionando como estratégia de persuasão em
relação ao consumidor do mercado gráfico. O recurso da linguagem verbal que
contribui para esse destaque é o emprego
a) do termo “fácil” no início do anúncio, com foco
no processo.
b) de adjetivos que valorizam a nitidez da
impressão.
c) das formas verbais no futuro e no pretérito, em
sequência.
d) da expressão intensificadora “menos do que”
associada à qualidade.
e) da locução "do mundo" associada a
"melhor", que quantifica a ação.
Texto para as questões 15, 16 e 17
Não era e não podia o pequeno reino lusitano ser uma potência
colonizadora à feição da antiga Grécia. O surto marítimo que enche sua história
do século XV não resultara do extravasamento de nenhum excesso de população,
mas fora apenas provocado por uma burguesia comercial sedenta de lucros, e que
não encontrava no reduzido território pátrio satisfação à sua desmedida
ambição. A ascensão do fundador da Casa de Avis ao trono português trouxe esta
burguesia para um primeiro plano. Fora ela quem, para se livrar da ameaça
castelhana e do poder da nobreza, representado pela Rainha Leonor Teles,
cingira o Mestre de Avis com a coroa lusitana. Era ela, portanto, quem devia
merecer do novo rei o melhor das suas atenções. Esgotadas as possibilidades do
reino com as pródigas dádivas reais, restou apenas o recurso da expansão
externa para contentar os insaciáveis companheiros de D. João I.
Caio Prado Júnior, Evolução política do Brasil.
Adaptado.
15.
(Fuvest
2012) O pronome "ela" da frase "Era ela, portanto, quem devia
merecer do novo rei o melhor das suas atenções", refere-se a
a) “desmedida ambição”.
b) “Casa de Avis”.
c) “esta burguesia”.
d) “ameaça castelhana”.
e) “Rainha Leonor Teles”.
a) “desmedida ambição”.
b) “Casa de Avis”.
c) “esta burguesia”.
d) “ameaça castelhana”.
e) “Rainha Leonor Teles”.
16.
(Fuvest
2012) Infere-se da leitura desse texto que Portugal não foi uma potência
colonizadora como a antiga Grécia, porque seu
a) peso político-econômico, apesar de grande para o século, não era comparável ao dela.
b) interesse, diferentemente do dela, não era conquistar o mundo.
c) aparato bélico, embora considerável para a época, não era comparável ao dos gregos.
d) objetivo não era povoar novas terras, mas comercializar produtos nelas obtidos.
e) projeto principal era consolidar o próprio reino, libertando-se do domínio espanhol.
17. (Fuvest 2012) No contexto, o verbo “enche” indica
a) peso político-econômico, apesar de grande para o século, não era comparável ao dela.
b) interesse, diferentemente do dela, não era conquistar o mundo.
c) aparato bélico, embora considerável para a época, não era comparável ao dos gregos.
d) objetivo não era povoar novas terras, mas comercializar produtos nelas obtidos.
e) projeto principal era consolidar o próprio reino, libertando-se do domínio espanhol.
17. (Fuvest 2012) No contexto, o verbo “enche” indica
a) habitualidade no passado.
b) simultaneidade em relação ao termo
“ascensão”.
c) ideia de atemporalidade.
d) presente histórico.
e) anterioridade
temporal em relação a “reino lusitano”.
18. (Uel 2011) Leia o texto a seguir.
–
Por que se demorou tanto na casa de banho?
–
Demorei, eu? Despachei-me enquanto o diabo esfregava o olho!
–
Esteve a cortar a unhas, eu bem escutei. [...]
–
Diga-se de paisagem, Constança: eu estava
me bonitando para si.
–
Para mim?
(COUTO, Mia. O outro pé da sereia. São Paulo:
Companhia das Letras, 2006. p. 229.)
O trecho em negrito revela
a) início da ação, uma vez que aponta para o estado da personagem, expresso pelo verbo “estava”.
a) início da ação, uma vez que aponta para o estado da personagem, expresso pelo verbo “estava”.
b) continuidade da ação, pois apresenta um
evento prolongado, expresso pela palavra “bonitando”.
c) momento da ação, já que ela é posterior ao
momento da fala, revelado pelo discurso direto.
d) simultaneidade de ações, pois, enquanto fala
com Constança, a personagem vai se “bonitando”.
e) anterioridade
de ações, visto que a personagem se dirige a Constança antes de se bonitar.
19.
(G1 - ifsc 2014) Sobre a classe gramatical das
palavras do texto, assinale a alternativa correta.
a) Como as personagens estão descrevendo a si
mesmas, são abundantes os adjetivos, entre os quais se incluem azuis, atlético,
magra e sensual.
b) Como a principal função do texto é descrever,
nele não ocorrem verbos, que são próprios de textos narrativos.
c) O único substantivo que aparece no texto é a
palavra olhos, como seria de esperar em um diálogo em que as pessoas falam
sobre si mesmas.
d) Na fala da mulher, a palavra super,
originalmente um prefixo, está sendo usada como um substantivo que caracteriza
boca.
e) A 1ª pessoa do singular é usada para a inclusão
do leitor, mostrando que a mentira nas redes sociais é comum a todos.
20.
A Marinha do Brasil já recebe inscrições para um
concurso público, com 38 vagas de oficiais, que será realizado neste ano. O
edital publicado prevê 14 oportunidades para oficiais da armada e 24 para
fuzileiros navais. A taxa cobrada é de R$ 55. Para participar da seleção, os
interessados devem ter graduação em curso superior referente ao cargo
pretendido e menos de 29 anos.
(Vida Ganha. Jornal Extra, 26 de julho
de 2015, p. 3)
.
.
Considerando-se os dados
explicitados, o objetivo do autor do texto é
a) divulgar um processo seletivo para possíveis
interessados no cargo.
b) apresentar as especificidades de um concurso
público e suas atribuições.
c) selecionar candidatos aptos a assumirem as vagas
disponibilizadas no concurso.
d) viabilizar a aquisição de conhecimentos necessários
para a realização do concurso.
e) permitir a seleção de candidatos desde que a
taxa de inscrição seja devidamente paga.
__________________________________________________
GABARITO
01. B
02. D
03. C
04. A
05. C
06. A
07. B
08. D
09. A
10. C
11. E
12. A
13. D
14. C
15. C
16. D
17. D
18. B
19. A
20. A
__________________________________________________
GABARITO
01. B
02. D
03. C
04. A
05. C
06. A
07. B
08. D
09. A
10. C
11. E
12. A
13. D
14. C
15. C
16. D
17. D
18. B
19. A
20. A
Gostei muito dessa página. Muito interessante!!!!
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