O poema é um gênero textual pertencente à literatura. A subjetividade é uma de suas características principais, porque expressa sentimentos e opiniões através de um eu-lírico, a voz do poema, que pode coincidir ou não com a do próprio autor.
Além
da subjetividade, há elementos que se relacionam a sua estrutura. São eles:
· Verso: cada linha do poema, considerada uma unidade poética.
EXERCÍCIOS
01.
Leia o poema abaixo e responda às questões a
seguir.
Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz - Otávio Roth
Pijama de flanela,
Brigadeiro na panela.
Gato andando no telhado,
Cheirinho de mato molhado,
Disco antigo sem chiado.
Pão quentinho de manhã,
Drops de hortelã,
Grito do Tarzan.
Tirar a sorte no osso,
Jogar pedrinha no poço,
Um cachecol no pescoço.
Papagaio que conversa,
Pisar em tapete persa,
Eu te amo e vice-versa.
Vaga-lume aceso na mão,
Dias quentes de verão,
Descer pelo corrimão.
Almoço de domingo,
Revoada de flamingo,
Herói que fuma cachimbo.
Anãozinho de jardim,
Lacinho de cetim
Terminar o livro assim.
Disponível em: https://www.tudoepoema.com.br/otavio-roth-duas-duzias-de-coisinhas-a-toa-que-deixam-a-gente-feliz/
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.
Ao longo do texto, há o uso de diferentes
palavras no diminutivo. Explicite o efeito de sentido ocasionado por esse uso.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. Transcreva do texto três exemplos de palavras que rimam entre si.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GABARITO
HABILIDADES BNCC
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
(EF67LP31) Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário