sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Poema ou poesia?

 Muitas pessoas consideram que as palavras “poema” e “poesia” são sinônimas. Porém, apesar de serem conceitos interligados, não possuem o mesmo significado.

“Poesia” tem sua origem no grego (poiesis) e significa “produção artística” ou “o ato de fazer, criar”. Essa criação não precisa ser concretizada, necessariamente, através de palavras. Ela está presente em uma paisagem, em uma obra de arte, em uma fotografia, em uma nota musical... em várias formas de expressão de sentimentos e sentidos.

O poema pode ser definido como a materialização da poesia através das palavras. Nele, são revelados sentimentos, pensamentos e opiniões do eu-lírico, a voz do poema, que pode ou não coincidir com o que o autor sente e/ou pensa. Como é um texto literário, apresenta características próprias em sua formação, como a escrita em versos e estrofes. Pode conter também rimas, métrica, linguagem figurada, dentre outros elementos.


  EXERCÍCIOS

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir.

 

Os Poemas - Mario Quintana

 

Os poemas são pássaros que chegam

não se sabe de onde e pousam

no livro que lês.

Quando fechas o livro, eles alçam voo

como de um alçapão.

Eles não têm pouso

nem porto;

alimentam-se um instante em cada

par de mãos e partem.

E olhas, então, essas tuas mãos vazias,

no maravilhado espanto de saberes

que o alimento deles já estava em ti...

Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/

 

01.   Classifique o texto como poema ou poesia.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02.   Explicite os elementos utilizados para definir o texto como poema ou poesia na questão anterior.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

03.   Explique a comparação presente no texto entre o poema e os pássaros.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

04.   Indique o sentido do verbo “alçam” no verso “Quando fechas o livro, eles alçam voo”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

05.   A partir da leitura do texto, explique por que o pronome “eles” pode se referir tanto aos pássaros quanto aos poemas nos versos “Eles não têm pouso / nem porto”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



GABARITO

 01.   O texto é um poema.

 02.   O texto é classificado como poema por se tratar de uma expressão literária escrita, com versos e estrofes.

 03.   A comparação entre os poemas e os pássaros possui uma relação com a amplitude a que podem chegar. Da mesma forma que os pássaros podem chegar a lugares distantes e fascinantes, o poema pode levar seu leitor a conhecer outros universos através das palavras.

 04.   O verbo “alçam” significa “levantam”: quando fechas o livro, eles levantam voo.

05.   Ao afirmar que “Eles não têm pouso / nem porto”, nos é indicado que, enquanto os pássaros não possuem lugar único de pouso, os poemas também não possuem uma única forma de interpretação ou de influência para aquele que o lê.



HABILIDADES BNCC

(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

(EF67LP31) Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.

(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário