Muitas pessoas consideram que as palavras “poema” e “poesia” são sinônimas. Porém, apesar de serem conceitos interligados, não possuem o mesmo significado.
“Poesia” tem sua origem no grego (poiesis) e significa “produção
artística” ou “o ato de fazer, criar”. Essa criação não precisa ser
concretizada, necessariamente, através de palavras. Ela está presente em uma
paisagem, em uma obra de arte, em uma fotografia, em uma nota musical... em
várias formas de expressão de sentimentos e sentidos.
O poema pode ser definido como a materialização da poesia através das palavras. Nele, são revelados sentimentos, pensamentos e opiniões do eu-lírico, a voz do poema, que pode ou não coincidir com o que o autor sente e/ou pensa. Como é um texto literário, apresenta características próprias em sua formação, como a escrita em versos e estrofes. Pode conter também rimas, métrica, linguagem figurada, dentre outros elementos.
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir.
Os Poemas - Mario Quintana
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam
voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos
vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em
ti...
Disponível em:
http://pessoal.educacional.com.br/
01.
Classifique o texto como poema ou poesia.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02.
Explicite os elementos utilizados para definir o
texto como poema ou poesia na questão anterior.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03.
Explique a comparação presente no texto entre o
poema e os pássaros.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04.
Indique o sentido do verbo “alçam” no verso
“Quando fechas o livro, eles alçam voo”.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05.
A partir da leitura do texto, explique por que o
pronome “eles” pode se referir tanto aos pássaros quanto aos poemas nos versos
“Eles não têm pouso / nem porto”.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GABARITO
05. Ao afirmar que “Eles não têm pouso / nem porto”, nos é indicado que, enquanto os pássaros não possuem lugar único de pouso, os poemas também não possuem uma única forma de interpretação ou de influência para aquele que o lê.
HABILIDADES BNCC
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
(EF67LP31) Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário