segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

O que é um folheto?

 O termo folheto se refere aos objetos impressos que tem por finalidade dar informação ao público. Um folheto pode variar em sua diagramação, designer, quantidade de informação, etc. Normalmente, um folheto não é utilizado para divulgar informação de nível acadêmico (salvo casos específicos), mas que tem como principal objetivo chamar a atenção das pessoas e divulgar alguns conceitos fundamentais dos temas específicos a serem tratados.

Os folhetos como meio público de comunicação existem há muito tempo desde o surgimento da imprensa no século XVI. Isto acontece porque as primeiras impressões eram breves cartilhas que continham informação limitada e sobre diferentes temas. Hoje em dia, a panfletagem encontrada nas ruas tem crescido muito; ela possui uma variedade de designers, cores e formas bem atrativas e destacadas.

Geralmente os folhetos contam com imagens, cores vivas, títulos, letras grandes e chamativas, diagramas fáceis de entender, etc. Ao mesmo tempo, não podem ser muito grandes nem muito pequenos, pois assim podem perder o interesse das pessoas. Muitos apresentam dobragens para poder encontrar mais informação.

Disponível em: https://queconceito.com.br/folheto. Adaptado.

 

 EXERCÍCIOS

Sobre o folheto reproduzido abaixo, responda às questões a seguir.

 

01.   Identifique o tema do folheto.

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 02.   Explique a importância das imagens na constituição do folheto.

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 03.   Indique o modo verbal predominante no texto.

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 04.   Justifique a presença do modo verbal identificado na questão anterior.

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 05.   Justifique o uso de interrogações nos subtítulos do folheto.

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GABARITO

 

01.   O folheto tem como tema o coronavírus/Covid 19

 02.   As imagens ilustram as informações presentes no folheto.

03.   O modo verbal predominante é o imperativo.

 04.   O modo imperativo está presente por indicar ordem, conselhos, elementos essenciais na construção do folheto.

 05.   As interrogações nos subtítulos do folheto, além de organizar as seções, traz uma proximidade ao público alvo.




HABILIDADES BNCC

(EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

(EF69LP09) Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

(EF67LP08) Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.



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