sexta-feira, 5 de março de 2021

As versões de um conto

 Como o conto tem uma origem popular, é muito comum se ter diferentes adaptações de um mesmo texto. Essas adaptações podem ser em relação aos personagens e ao lugar da história. Em alguns casos, o final também é totalmente modificado, se tornando inesperado.

 Embora o conto tenha como característica uma escrita em prosa, também é possível até uma alteração no formato do texto, sendo narrado em cordel ou em poesia. Porém, o mais comum é que seja mantida a escrita em prosa mesmo. O importante é continuar encantando a todos em seus mais variados formatos e versões.


EXERCÍCIOS

 Leia o conto abaixo e responda às questões a seguir.

 O outro príncipe sapo

Era uma vez um sapo.

Certo dia, quando estava sentado na sua vitória-régia, viu uma linda princesa descansando à beirado lago. O sapo pulou dentro da água, foi nadando até ela e mostrou a cabeça por cima das plantas aquáticas.

“Perdão, ó linda princesa”, disse ele com sua voz mais triste e patética. “Será que eu poderia contar com a vossa ajuda?”

A princesa estava prestes a dar um salto e sair correndo, mas ficou com pena daquele sapo com sua voz tão triste e patética.

Assim, ela perguntou: “O que fazer para te ajudar, sapinho?”.

“Bem”, disse o sapo. “Na verdade, eu não sou um sapo, mas um belo príncipe transformado em sapo pelo feitiço de uma bruxa malvada. E esse feitiço só pode ser quebrado pelo beijo de uma linda princesa.”

A princesa pensou um pouco, depois ergueu o sapo nas mãos e lhe deu um beijo.

“Foi só uma brincadeira”, disse o sapo.

Pulou de volta no lago, e a princesa enxugou a baba do sapo dos seus lindos lábios. Fim.

 SCIESZKA, Jon & SMITH, Lane. O patinho realmente feio e outras histórias malucas. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1997.

 

01.   O texto acima é uma adaptação de um famoso conto infantil. Identifique-o.

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 02.   Indique as adaptações realizadas entre o conto original e o “O outro príncipe sapo”.

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 03.   Explique por que o final do conto é considerado surpreendente.

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 04.   Justifique o uso das aspas ao longo do texto.

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 05.   Identifique as características que definem o texto “O outro príncipe sapo” como um conto.

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 GABARITO

 01.   O conto infantil é “A princesa e o sapo”.

 02.   Há os mesmos personagens, com a diferença de que o sapo não é, de fato, um príncipe encantado como na história original.

03.   O final é surpreendente porque, considerando o texto original, era esperado que o príncipe se transformasse em sapo.

04.   As aspas são utilizadas ao longo do texto para representar as falas da princesa e do sapo.

 05.   Sabemos que o texto é um conto por ser ficcional e conter narrador, personagens e marcações de tempo e lugar.


HABILIDADES BNCC

(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.



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