quinta-feira, 4 de março de 2021

Criando um conto

 O QUE É UM CONTO?

O conto é uma narrativa ficcional curta escrita em prosa com personagens que realizam ações em um determinado tempo e lugar. Como é uma narrativa, há, nesse gênero textual, a presença de um narrador, aquele que conta a história.

Os personagens são os agentes na história, os que praticam as ações e a partir dos quais a narrativa é desenvolvida.

O enredo é o nome dado à sequência de fatos narrados na história. No enredo, é desenvolvido o tema central do conto.

Todas as ações dos personagens, assim como o enredo, são organizadas em uma linha temporal e ocorrem em um lugar específico, determinado e descrito pelo narrador.

 

 CRIANDO UM CONTO

O tema da discriminação racial e social tem circulado na mídia atualmente devido a notícias de violência contra um grupo específico de pessoas, especialmente moradores negros de periferias.

                É possível encontrarmos inúmeros contos com personagens negros que sofrem esse tipo de discriminação e, apesar de o conto ser uma obra de ficção, sabemos o quanto eles retratam a nossa realidade.

                Infelizmente, a discriminação racial e social pode estar presente dentro de nossa própria família ou em nosso grupo de amigos. Diante dessa triste realidade, você deverá fazer com que as histórias de pessoas que já sofreram discriminação por sua cor ou condição social venham à tona através da escrita de contos.

                Escreva um texto, entre 30 e 40 linhas, transformando essas pessoas em personagens de seu conto. Se quiser, pode fazer entrevistas com pessoas que você conheça para enriquecer seu conto. Mas tudo on-line, ok? Assim, continuaremos nos cuidando contra o Corona vírus.

 Boa escrita!






HABILIDADES BNCC

(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.

(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário