quarta-feira, 22 de março de 2023

A fábula do beija-flor - Dia Mundial da Água (22 de março)

A FÁBULA DO BEIJA FLOR

 

Havia um grande incêndio na floresta.

As chamas se elevavam a uma enorme altura e as árvores começavam a ser pouco a pouco destruídas pelo fogo.

Os animais, apavorados, corriam em busca de abrigo, fugindo
desesperadamente da catástrofe. Enquanto isso, um pequenino beija-flor voava velozmente até o rio, pegava no minúsculo bico uma gota de água e trazia até a borda da floresta, deixando-a cair sobre as chamas.

Observando o vai-e-vem da ave, uma coruja velha e ranzinza que ia passando por ali interrogou-o:

– O que você está fazendo, beija-flor?

– Não está vendo? Estou trazendo água do rio para apagar o incêndio antes que ele destrua toda a floresta – respondeu o beija-flor.

– Você deve ser maluco – disse a coruja.

– Não está vendo que é impossível apagar esse incêndio enorme com essa gotinha de água?

– Sei disso – o beija-flor falou.

– Estou apenas fazendo a minha parte.

Disponível em: https://ademarmarinho.com.br/fabula-do-beija-flor/


 01. Onde ocorre a história?


02. Identifique os personagens presentes na fábula.


03. Identifique o tipo de narrador presente no texto. 


04. Nas fábulas, ocorre o processo de personificação.  De que forma ela ocorre no texto?


05. Qual lição a fábula nos traz?


06. Qual onomatopeia poderia ser utilizada para representar a ação do beija-flor?


07. Identifique as características da coruja.


08. Explique a função do travessão no texto. 


09. Transcreva um trecho em que há uma opinião. 


10. Do trecho "Enquanto isso,  um pequenino beija-flor voava velozmente até o rio", retire:


a) uma característica do beija-flor. 


b) uma palavra que indique modo.


c) a expressão que indica uma circunstância de tempo.


d) a expressão que indica uma circunstância de lugar.


11. Identifique o referente dos pronomes destacados em:


a) "deixando-a cair sobre as chamas".


b) "ia passando por ali interrogou-o".


c) "antes que ele destrua toda a floresta".


12. Indique duas pequenas ações que podemos fazer para preservar a água do planeta.




GABARITO

1. Ocorre na floresta.
2. O beija-flor e a coruja.
3. Narrador observador.
4. A personificação ocorre com a coruja e o beija-flor, que falam e interagem entre si, uma característica humana.
5. Toda ação é importante, mesmo que pareça pequena.
6. Alguns exemplos: splash, tsss, glub
7. "velha" e "ranzinza"
8. O travessão indica a fala dos personagens ou inclusão de observação do narrador.
9. "
– Você deve ser maluco"
10. a) "pequenino"
      b) "velozmente"
      c) "Enquanto"
      d) "até o rio"
11. a) "uma gota de água"
      b) "beija-flor"
      c) "incêndio"
12. Sugestões: fechar a torneira ao escovar os dentes, não demorar no banho, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário